Cidades
Governo Perto de Você atende milhares de pessoas em Atalaia
A primeira ação deste ano da caravana do Governo Perto de Você, que aconteceu na última sexta (14) no município de Atalaia, superou as expectativas e precisou ser estendida para mais um dia de atuação. Na última segunda (17), o mutirão da cidadania – coordenado pelas secretarias de Estado da Articulação Social (Seas), da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (SEMCDH) e do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) – prosseguiu com o atendimento referente à emissão de carteiras de identidade.
Mais de duas mil pessoas foram atendidas pelas unidades móveis das secretarias estaduais somente no primeiro dia da ação, realizada na Escola Sesi de Ensino Fundamental Jabes Francisco da Silva. A emissão da carteira de identidade foi o serviço mais procurado na localidade e, por isso, teve a oferta ampliada. O segundo dia de atendimento da caravana aconteceu na Escola Estadual Antônio Amâncio. Ao todo, mais de 650 identidades, entre primeiras e segundas vias, foram emitidas na região.
Segundo a gerente de Ouvidoria Interativa da Seas e uma das responsáveis pela coordenação do evento, Camila Reis, o mutirão da cidadania em Atalaia obteve resultados positivos quanto à procura e o interesse da população, mesmo com um número menor de serviços públicos ofertados, se comparado a outras caravanas já realizadas.
“Ficamos surpresos com a quantidade de gente que procurou os serviços do mutirão em Atalaia. Mesmo a caravana sendo menor, se comparada a edições anteriores, que disponibilizaram realização de casamento e emissão de certidão de nascimento”, observou.
De acordo com o secretário de Estado da Articulação Social, Claudionor Araújo, o resultado da adesão da população dialoga com o principal objetivo do Governo Perto de Você, de facilitar o acesso das pessoas que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social a uma série de serviços públicos ofertados pelo Governo do Estado.
“Nosso dever é servir às pessoas, levar cidadania a quem se encontra distante desses serviços e não possuem condições de se deslocar. Com o apoio da prefeitura e a união das secretarias, foi possível a realização de um trabalho necessário e recompensador”, avaliou.
Moradora de uma propriedade rural distante da vila principal do município, Maria Eliane precisou pegar três caronas para chegar à escola onde estava alojada a caravana. “Precisava tirar minha identidade há muito tempo, mas é quase impossível eu conseguir ir para Maceió fazer isso”, relatou a jovem de 20 anos, dona de casa e mãe de quatro filhos.
“Eu vim sexta, enfrentei fila e não pude tirar a identidade porque minha certidão de nascimento estava rasgada. Pedi dinheiro emprestado para tirar a segunda via assim que soube que o mutirão estaria aqui de novo e consegui”, comemorou Maria.
Para Camila Reis, “o programa é isso, levar cidadania, noções de direitos e deveres e serviços públicos para a população carente e necessitada”.
As secretarias de Estado da Defesa Social (Seds), da Saúde (Sesau) e da Promoção da Paz (Sepaz) participaram da caravana com unidades móveis de pronto atendimento no primeiro dia da ação no município, para a realização de serviços de utilidade pública e ações sociais de conscientização de direitos e deveres do cidadão, com palestras e oficinas.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
3NESTE SÁBADO
Três pessoas morrem carbonizadas após colisão entre carro e carreta na BR-423, em Inhapi
-
4UCRÂNIA
Zelensky admite conversas com Rússia, mas somente se Ucrânia estiver 'fortalecida' e não sozinha
-
5ZONA DA MATA
Dois morrem e dois ficam feridos em acidente em União dos Palmares na manhã deste sábado