Geral
Corregedor e juízes visitam presídios da capital

Acompanhado pelo juiz auxiliar Antonio Emanuel Dória e o juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, o corregedor-geral da justiça, Alcides Gusmão visitou, nesta quarta-feira (26), as instalações do Presídio Feminino Santa Luzia e do Presídio Baldomero Cavalcanti.
Os magistrados foram recebidos pelo superintendente-geral adjunto da Superintendência da Administração Penitenciária (Sgap), tenente-coronel Marcos Sérgio.
Na ocasião, o corregedor participou da solenidade de entrega de certificados de conclusão de cursos do Pronatec aos reeducandos, que aconteceu no Presídio Santa Luzia.
Alcides Gusmão ressaltou a importância de ressocializar e qualificar os reeducandos, para que eles retornem ao mercado de trabalho quando saírem do sistema prisional.
“Essa é uma ótima oportunidade, espero que vocês possam usufruir dessa qualificação quando ganharem a liberdade e encontrar a felicidade por meio do trabalho e do convívio familiar”, pontuou.
Já no Baldomero Cavalcanti, os magistrados além de percorrerem as instalações do presídio, conversaram com os reeducandos, ouvindo suas reivindicações, entre elas, melhorias no serviço de saúde, com mais médicos e dentistas.
“Sabemos que a assistência é deficitária, mas confiamos na competência do juiz da Vara de Execuções penais para solucionar essas questões. O Estado tem obrigação de prestar esse atendimento, mas falta estrutura”, disse o corregedor.
Após a visita, Alcides Gusmão avaliou que atualmente, o sistema prisional, devido à fiscalização do Poder Judiciário, tem uma nova aparência, com um melhor controle administrativo das unidades. “Destaco a organização do Presídio Feminino. No Baldomero Cavalcanti a situação também melhorou um pouco”, disse.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos