Política
No Café do Biu, Joãozinho Pereira é ovacionado aos gritos: “senador, senador, senador”
O senador Benedito de Lira (PP), potencial candidato ao governo de Alagoas, deu uma demonstração de força no café da manhã promovido para aliados políticos, quando lotou o restaurante “Famiglia Giuliano” com os seus correligionários. O evento contou com a presença do governador tucano Teotônio Vilela (PSDB) que era aguardado ansiosamente, que chegou em companhia dos presidentes do PSDB estadual, Pedro Vilela e de Marcos Fireman, presidente do PSDB de Maceió. Com exceção de Luiz Otávio Gomes, os tucanos foram em peso ao “café do Biu”.
Dos aliados de primeira hora do senador Benedito de Lira, apenas a ausência do empresário e deputado federal João Lyra (PSD), que se encontra em São Paulo fazendo exames gerais de saúde. Mesmo assim, JL mandou um recado: “Está fechado com Biu”.
Da base de Téo Vilela, foram liberados PPS, DEM, PSC que caminham para montar uma chapa com o PSB do neossocialista Alexandre Toledo que não foi ao café. Também, não apareceu por lá, o vice-governador democrata Thomaz Nonô.
O PT esteve lá também representado pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros e o jornalista Adelmo dos Santos, assessor especial do deputado Paulão que anda afinado com o grupo de oposição para apoiar o federal Renan Filho ao governo.
PEN, SDD, PROS são os pequenos que estiveram no café do senador do PP. Com os grandes PP, PSD, PSDB e PR formam um bloco aliado de olho na eleição majoritária deste ano.
O tucano Joãozinho Pereira foi ovacionado ao discursar – “roubando” assim a cena do café da manhã, onde a plateia aos gritos berrava: “Senador, senador, senador”.
A dúvida é se Joãozinho Pereira será é a arma secreta do tucano Teotônio para derrubar o senador Collor ou se ele vai disputar a vaga com o federal Carimbão, invicto na política com duas vitórias para vereador em Maceió e quatro de federal pelo PSB.
Carimbão que é aliado da presidente Dilma, fez o discurso mais forte, inclusive criticando a presidenta. Ele mostrou que anda afinado para se possível disputar o senado com Collor.
Discursos robustecem pré-candidatura
No evento vários políticos usaram da palavra. Entre ele, o deputado-federal João Caldas, que dedicou uma parte de sua fala para elogiar Teotonio Vilela e Benedito de Lira.
João Caldas (SDD) elogiou Teotônio Vilela e diz que este grupo de partidos do “café do Biu” defende a instalação de estaleiro em Coruripe.
Mas, teve, no entanto, um momento de humor em seu discurso, quando disse que vai a Roma ter uma audiência com o Papa Francisco para interferir com orações para ajudar na instalação do estaleiro de Coruripe que há quatro anos ainda não saiu do papel.
Outro toque de humor foi dado pelo presidente do PSDB estadual Pedro Vilela que brincou ao falar dos longos discursos e diz que o “café do Biu” virou um almoço.
O prefeito em exercício, Marcelo Palmeira relembra que este grupo venceu 2010 e 2012 e que será consagrado agora em 2014 e tem certeza absoluta que no palanque do Biu estará o governador Teotonio Vilela.
O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Chico Filho disse que esse encontro, serviu para esfriar as fofocas, acabando de vez todas elas, porque mostra que não existe racha no grupo do senador Benedito de Lira.
O federal Arthur Lira diz que este dia é histórico. O senador Benedito mostrou sua força trazendo 32 prefeitos do seu partido e de outras agremiações. Lira disse que o “café do Biu” colocou um fim nas futricas que pipocam nos blogs e sites. E comentou ainda: “a presença de Vilela mostra que escolheu um lado eleição”.
No evento, ninguém do PTB de Collor compareceu que aconteceu às 14horas. O “café” foi uma água fria, bem gelada, em quem estava apostando no acordo entre os dois.
Arthur Lira afirmou ainda que o dia foi “histórico” e que o senador Benedito de Lira antecipou movimentação e mandou recado para outros dois grupos que montam chapas. Segundo ele, Vilela sempre foi um parceiro muito leal.
Anunciado para falar no “café do Biu”, o governador Téo Vilela recebeu poucas palmas, mas nenhuma vaia dessa vez, demonstrando que estava realmente no ambiente dele.
Teotônio aproveitou mais uma vez para dar alfinetadas em Lessa e Collor. No ex-governador Ronaldo Lessa, garantiu Vilela que “ele só trouxe para Alagoas uma fabrica de picolé Caicó. Em relação a Collor, desafiou o senador a publicar as obras que ele fez em Alagoas quando passou como prefeito de Maceió, governador de Alagoas e por dois anos como presidente da República”.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral