Geral
Artista plástico Jackson Lima representa Limoeiro de Anadia na 1ª Fenearte em Arapiraca
O artista plástico Jackson Lima representou a cidade de Limoeiro de Anadia na 1ª Feira de Artes e Negócios do Agreste Alagoano (1ª Fenearte), realizada dia 19 de março, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, em Arapiraca.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços de Arapiraca, marcou as comemorações do Dia do Artesão e teve como objetivo dar visibilidade ao trabalho de artistas da região, não só no artesanato como também na culinária, artes plásticas, entre outras manifestações artísticas.
Conhecido por suas esculturas que mais parecem obras em ferro, Jackson Lima trabalha com materiais recicláveis de todo o tipo, como plástico, ferro, vidro, madeira, papel. Sua obra retrata desde animais, plantas, objetos inanimados, até arte sacra e figuras humanas, as suas preferidas. “Gosto principalmente de fazer mulheres grávidas e figuras que retratem todo o sofrimento e dificuldades da nossa região”, conta o artista, que também é professor e oficineiro na Prefeitura de Limoeiro de Anadia.
Autodidata, Jackson Lima iniciou sua vida artística ainda menino. “Com o objetivo de atender a minha necessidade de brincar”, como ele mesmo diz. De lá pra cá, foram mais de 6 mil peças produzidas, muitas delas espalhadas pelo Brasil afora e também no Exterior.
Aos 47 anos, o artista plástico já participou de exposições em Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB). Recentemente foi convidado por um curador de artes do Rio de Janeiro para participar de uma exposição em Londres, na Inglaterra.
“A 1ª Fenearte foi um grande sucesso. Ela deveria acontecer uma vez por mês, para que os artistas tenham a oportunidade de divulgar o seu trabalho e para que a população possa conhecer os talentos que existem aqui na região do Agreste”, afirmou Jackson Lima. “Levei mais de 40 peças à exposição e consegui vender boa parte delas”, acrescentou.
Fenearte – A 1ª Feira de Artes e Negócios do Agreste Alagoano contou com a participação de artistas dos municípios de Arapiraca, Feira Grande, Coité do Noia, Girau do Ponciano, Limoeiro de Anadia, Junqueiro e Traipu.
Além da exposição, o evento foi marcado ainda por apresentações culturais, entre elas, os índios da tribo Tingui-Botó, da cidade de Feira Grande, com suas danças e cantos; o Quilombo Mirim de Limoeiro de Anadia; o grupo de flauta doce de Girau do Ponciano; a capoeira de Coité do Nóia, e o quarteto de forró da cidade de Traipu.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
5CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA

