Geral
Fórum Perinatal: assistência materno-infantil será discutida nesta terça-feira
Com objetivo de discutir a assistência materno-infantil e a operacionalização da Rede Cegonha, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta terça-feira (25), às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Maceió, o Fórum Perinatal.
A proposta é apresentar o regimento interno, a importância da participação das entidades e o papel de cada uma no atendimento a gestantes, recém-nascidos e crianças.
Segundo a coordenadora estadual da Rede Cegonha, Syrlene Medeiros, a ideia é ouvir as propostas dos participantes para que possam ser feitas novas definições. Ela destacou, ainda, a importância do envolvimento de todos.
“É necessário que todos os municípios estejam presentes nas discussões e, para facilitar o processo, realizamos reuniões tanto em Maceió quanto em Arapiraca, possibilitando que as cidades da 2ª Macrorregião de Saúde também participem”, acrescentou.
O fórum funciona como uma espécie de órgão deliberativo, por meio de reunião mensal, com a presença de secretarias, hospitais, maternidades, Ministério Público, conselhos de classe, municipais de Saúde e Estadual de Saúde (CES).
As questões debatidas são levadas aos municípios e à Comissão Intergestores Regionais (CIR) para serem implantadas. A próxima reunião ocorre em Arapiraca, no dia 29 de abril.
Sobre o papel da Sesau quanto às atividades do fórum, Syrlene Medeiros esclareceu que cabe ao Estado o acompanhamento da qualidade da assistência e o apoio técnico ao município, que tem a função de executor. Com a implementação da rede, o aporte de recursos e a definição do plano de ações, o Estado inicia um monitoramento para ver se tanto as administrações municipais quanto as unidades de saúde estão cumprindo as metas previstas.
Agenda
Na próxima semana, o calendário de reuniões da Rede Cegonha terá na agenda a reunião do Comitê de Redução de Mortalidade Materno-Infantil, na segunda (24), às 14h30, no auditório da Sesau; Haverá também encontro no Fórum de Maternidades, na terça (25), às 14h30, no auditório da Procuradoria Geral do Município, no Centro.
Depois está agendada reunião de análise das ações da Rede Cegonha na 4ª região de saúde, na quarta (26), às 9h, no auditório da Ciência e Tecnologia; e finalizando, reunião com arquitetos do Ministério da Saúde para análise dos projetos de reforma, na quinta (27), às 9h, no auditório da Sesau.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
5CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA


