Política

Encontro da Frente de Oposição lota Ginásio do Sesi em Penedo

11/04/2014
Encontro da Frente de Oposição lota Ginásio do Sesi em Penedo

encontro penedo1Mais de mil pessoas lotam, desde a manhã desta sexta-feira (11), o Ginásio do Sesi, em Penedo, no 5º Encontro Regional “Alagoas – Realidade e Perspectivas”, que reúne 16 partidos da aliança de oposição em Alagoas. O encontro fecha o ciclo de eventos que prepara o programa de governo a ser apresentado pelo PMDB aos partidos aliados e à sociedade para as eleições deste ano.
O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB) chegou por volta das 10 horas. Pelo menos 76 prefeitos tiveram a presença anunciada no evento. Estão presentes também o ministro do Turismo, Vinícius Lages, o bispo diocesano de Penedo, dom Valério Breda e outros líderes religiosos, o senador Fernando Collor (PTB), os deputados federais Paulão (PT), Rosinha da Adefal (PT do B), Renan Filho (PMDB), Givaldo Carimbão (PROS) e Francisco Tenório (PMN), os ex-governadores Ronaldo Lessa e Moacir Andrade, o ex-vice-governador José Wanderley, deputados estaduais, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores de todo o Estado convocados pelo presidente da União de Vereadores de Alagoas (Uveal), Hugo Wanderley, sindicalistas, empresários, líderes classistas urbanos e rurais e dirigentes de cooperativas.
Dezesseis partidos estão representados no encontro: PMDB, PTB, PDT, PT, PRTB, PCdoB, PRB, PSDC, PPL, PHS, PMN, PTC, PT do B, PV, PROS e PSC. Na abertura do encontro, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, deu as boas-vindas da cidade aos participantes e citou as três obras mais necessários para a região sul do Estado: a ponte Penedo-Neópolis, um novo porto de cargas e o estaleiro de Coruripe.
Em seguida, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) expôs a dinâmica do evento e anunciou os desdobramentos políticos após o encontro de Penedo. O ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), fez uma exposição do diagnóstico da realidade alagoana, elaborado por uma equipe de professores universitários sob coordenação da Fundação Ulysses Guimarães, do PMDB. O diagnóstico embasará, segundo Luciano, o programa de governo da Frente de Oposição, “com a contribuição dos demais partidos da nossa aliança e da sociedade em geral”, disse, mencionando seminários que serão realizados para completar o projeto.
O encontro prossegue com pronunciamentos de líderes classistas, e em seguida deputados federais. E continuam chegando ao Ginásio do Sesi caravanas de diversos municípios.