Geral
Unidade de Rio Largo é exemplo no processo de reintegração social

Inaugurada em fevereiro deste ano, a Unidade de Internação Provisória (UIP) de Rio Largo, que possui capacidade máxima de 18 socioeducandos, é um dos exemplos de que o tratamento humanizado no processo de reintegração social traz resultados positivos. O local é coordenado pelo Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas) da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap).
Durante o mês de janeiro, a Unidade foi reformada com melhorias em toda a estrutura, como salas de aula, sala de monitoramento, cozinha, copa e alojamentos – que ficaram mais arejados e receberam colchões novos. Os profissionais que atuam na UIP também passaram por capacitação, onde foram abordados temas como relação interpessoal, legislação e técnicas de defesa pessoal.
A unidade oferece aos adolescentes espaços para lazer, como campo de futebol e piscina. Outro diferencial é a cozinha, pois todos os alimentos oferecidos aos internos são preparados na própria unidade. Além disso, os socioeducandos possuem acompanhamento de psicóloga, assistente social, educadora social, técnica de enfermagem, advogado e dos monitores da UIP.
O coordenador de segurança e disciplina da unidade, Antônio Araújo, afirmou que as ações desenvolvidas na UIP são um diferencial. “Durante o dia, os jovens participam de atividades esportivas e lúdicas, que podem ser aulas de educação física, dinâmicas de grupo e atividades manuais. Já no período da tarde, são realizadas atividades educacionais”, explica.
Além dessas atividades, os socioeducandos também participam, semanalmente, de evangelização e palestras motivacionais. “Aqui eles chegam a receber até seis refeições por dia, além de participarem de diversas atividades de cunho pedagógico. Isso são coisas que lá fora talvez não acontecessem”, disse a a psicóloga da UIP, Gorete Rocha.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW