Política

Collor pede que Congresso destrave projetos da área de Enfermagem

22/04/2014
Collor pede que Congresso destrave projetos da área de Enfermagem

  Foto-J  Depois de ter feito pronunciamento na tribuna do Senado, em defesa da aprovação de projetos de interesse dos profissionais de Enfermagem, que tramitam no Congresso Nacional, o senador Fernando Collor encaminhou, por ofício, aos líderes do Governo na Câmara e no Senado Federal, e ao presidente da Câmara, ofícios solicitando empenho no atendimento aos pleitos da categoria.
Semana passada, o senador alagoano recebeu em seu escritório, em Maceió, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sineal), Renilda Barreto, acompanhada de outros diretores da entidade, e atendendo a solicitação dos representantes da categoria, prometeu se empenhar para que fosse dado andamento à apreciação de projetos que visam o estabelecimento de piso salarial nacional e jornada de 30 horas para esses profissionais de saúde.
Nos ofício, o senador destacou que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem de todo o Brasil estão há anos sofrendo com a ausência de normas que lhes assegurem esses direitos, considerados garantias básicas para o adequado exercício profissional.
E lembrou que, apesar de várias mobilizações nacionais em Brasília e nos estados, projetos que poderiam resolver essas situações, tramitam há anos, sem ter a apreciação concluída pelo Congresso. O senador referiu-se aos projetos de lei de número 2.295/2000 – que regulamenta a jornada de trabalho da Enfermagem em 30 horas semanais – e  4.924/2009 – que visa à instituição do piso salarial do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de Enfermagem.
Ele pediu empenho do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, no sentido de dar celeridade à votação das matérias, mesma solicitação feita, também, ao líderes do Governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, e no Congresso, senador José Pimentel.