Geral

Gestores da Saúde discutem regionalização dos serviços de saúde

12/05/2014
Gestores da Saúde discutem regionalização dos serviços de saúde

Secretário da Saúde, Jorge Villas Bôas, afirma que o Coap é um instrumento legal de gestão compartilhada que possui o objetivo de definir entres as esferas governamentais suas responsabilidades no SUS

Secretário da Saúde, Jorge Villas Bôas, afirma que o Coap é um instrumento legal de gestão compartilhada que possui o objetivo de definir entres as esferas governamentais suas responsabilidades no SUS

  Gestores de Saúde participaram nesta segunda-feira (12) da 4ª Reunião Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). O encontro teve o objetivo de discutir a  implantação do modelo de Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde (Coap) nas regiões de saúde e analisar a experiência do contrato na 5ª região de saúde. A reunião foi realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal) e contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas e da representante do Ministério da Saúde, Neyde Garrido.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jorge Villas Bôas, o Coap é um instrumento legal de gestão compartilhada que possui o objetivo de definir entres as esferas governamentais suas responsabilidades no SUS, atuando a partir de uma região de saúde. “O contrato define as diretrizes, metas e indicadores da saúde com absoluta clareza ampliando a eficiência e garantido um maior acesso da população a serviços qualificados e humanizados”, destacou Villas Bôas.
Ainda durante a reunião, foi debatida a experiência de implantação do Coap na 5ª região de saúde, que foi selecionada para servir como referência no modelo em Alagoas. A região é composta pelos municípios de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.
Na ocasião, o secretario de Saúde de São Miguel dos Campos, Sival Clemente, ressaltou o sucesso do modelo na região e afirmou que Alagoas ganhará em transparência e alcance dos serviços de saúde.
O evento foi iniciado com informes sobre as atividades desenvolvidas pelo CRM nos municípios alagoanos com o presidente do CRM, Fernando Pedrosa. Em sequência foi realizado um painel sobre a implantação do Coap e a experiência de Alagoas mediada pela presidente do Cosems, Normanda Santiago. Além disso, foram organizados painéis sobre a importância do Coap e sua contribuição para uma gestão descentralizada.

 Coap

O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coap) é uma iniciativa do Governo Federal, que elabora um pacto de colaboração firmada entre entes federativos, cujo objetivo é a organização e a integração das ações e dos serviços, em uma região de Saúde, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência aos usuários. O Contrato define as responsabilidades de cada ente: prefeituras, Estado e União.