Política
UJS de Alagoas aprova apoio a Frente de Oposição em seu 12º Congresso
A União da Juventude Socialista em Alagoas realizou no último final de semana seu 12° Congresso Estadual com o tema “Amar e Mudar Alagoas”. O evento reuniu jovens oriundos de dez cidades, sendo precedido de congressos municipais.
O Congresso teve inicio na manhã do sábado com o painel que tratou da importância do futebol na identidade do povo brasileiro. O jornalista Ênio Lins fez uma importante apresentação da ligação que a prática do futebol tem com a identidade de nosso povo, bem como, o mesmo contribuiu para combater o racismo e ajudar a projetar ídolos negros e mestiços, falou ainda sobre a importância da realização da Copa do Mundo de futebol, as contradições inerentes nesse processo e as oportunidades para o país.
No período da tarde do sábado foi realizado o painel “Das Reformas de Base às Reformas Democráticas”, o membro da Direção Nacional da UJS, Anderson Bahia, e o vice-presidente estadual do PCdoB e ex-vereador por Maceió, Marcelo Malta, debateram sobre o significado do golpe de 1964 e as reformas propostas pelo governo de João Goulart à época, relataram o processo de resistência ao período antidemocrático e a ofensiva neoliberal na década de noventa, fazendo um paralelo entre as reformas de Jango e a agenda atual do país, destacaram ainda a necessidade da reeleição de Dilma Roussef e a pressão por reformas estruturais, especialmente a reforma política e a democratização dos meios de comunicação.
O final da tarde do Sábado e a noite foram marcados pelos grupos de debates das frentes de movimento estudantil secundarista, universitário, de jovens feministas, jovens trabalhadores e um grupo de organização, finanças e comunicação.
AMAR E MUDAR ALAGOAS
Na manhã do domingo a Plenária Final do Congresso aprovou as linhas gerais da organização para o próximo período e o apoio da UJS à Frente de Oposição do estado que irá disputar as próximas eleições.
Em clima de grande agitação foi iniciado o Ato “Amar e Mudar Alagoas”, o evento muito prestigiado teve uma mesa formada pelo diretor da UNE, Thiago Souza, pelo Presidente da AESA, Pedro Mendes, pelo diretor da CTB, Rafael Cardoso, pelo Vereador e ex-militante da UJS, Edvaldo Nascimento, pelo ex-governador do estado por dois mandatos e Presidente estadual do PDT, Ronaldo Lessa, pela Presidente estadual do PCdoB, Claudia Petuba, pelo Presidente estadual da UJS, Lindinaldo Freitas, e pelo Deputado Federal do PMDB e pré-candidato ao governo de Alagoas, Renan Filho.
O conjunto das falas reforçou o sentimento de indignação pela situação de descaso do atual governo do estado, a situação precária da educação pública, a violência e a política de sucateamento do ensino foram duramente criticadas. Um destaque especial foi dado à necessidade da garantia de autonomia financeira para as Universidades Estaduais, bem como, o combate ao analfabetismo e a urgência do estado impulsionar uma rede de Escolas Técnicas e Profissionalizantes.
As falas também reforçaram a importância de amarmos Alagoas, ao tempo em que lutemos para transforma-la. O presidente estadual da UJS falou que “O Brasil iniciou um novo ciclo em 2002 com Lula, agora precisa iniciar outro com Dilma, com mudanças mais profundas. Nós da UJS apoiamos você, Renan Filho, não só porque você é o único candidato que representa esse projeto do Lula e da Dilma em Alagoas, mas porque temos convicção que seu governo terá condições de fazer mudanças profundas em nosso estado!”.
O pré-candidato ao governo colocou a necessidade do enfrentamento aos setores que tentam acabar com o governo da presidenta Dilma, falou dos ataques feitos à Petrobras pela oposição através da grande mídia, lembrando que os mesmos que dizem que o Brasil vive um caos econômico são os responsáveis pelo caos do passado.
Renan Filho também falou do embate que ocorrerá em Alagoas, para ele a inoperância do governo estadual não é acaso, “trata-se de uma questão de princípio, do princípio de que o Estado tem que ser mínimo, e isso é absurdo em um estado que não oferece oportunidades de educação de qualidade, emprego e segurança”.
Ele lembrou ainda que nas eleições estarão em disputa dois campos, mesmo existindo mais de duas candidaturas, o campo de oposição à política do governo do estado e que se aglutina também em torno da reeleição de Dilma e o campo do atual governo estadual, com diferentes representantes, mas todos ligados a mesma visão de governo.
Dário Rosalvo é eleito novo presidente da UJS-Alagoas
A eleição da nova direção estadual da UJS foi realizada logo após esse grande Ato político. Foram eleitos 28 dirigentes da UJS no estado, e depois de uma homenagem emocionante feita ao até então presidente da entidade, o mesmo apresentou aos delegados o nome do estudante de geografia da UFAL e ex-diretor da UBES no estado, Dário Rosalvo, para presidir a UJS nos próximos dois anos.
Ao encerrar o Congresso, Dário falou dos desafios que a UJS irá enfrentar, “Iremos com muita disposição derrotar os usineiros em Alagoas e eleger o Renan Filho governador do estado, iremos também construir uma UJS maior, de muita luta, que vai ajudar a mudar a vida do povo alagoano e construir o Brasil dos nossos sonhos!”.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
4ACIDENTE
Condutor desvia de animal e colide com mureta na AL-115 em Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista