Geral
Antropóloga fará palestras gratuitas na Universidade Estadual de Alagoas
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) recebe nos dias 2 e 3 de junho a antropóloga e professora alagoana Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros.
Ela irá ministrar palestras gratuitas e abertas ao público, nos campi II, em Santana do Ipanema, e VI, em Maceió.
A primeira palestra acontece no Campus VI, em Maceió, na segunda-feira (2), com o tema “Educação e Liberdade. Já no dia seguinte, na terça-feira (3), a antropóloga estará no Campus II, em Santana do Ipanema, sua terra natal, com a palestra “Santana do Ipanema, Memória e Esquecimento”.
Em 2013, a professora esteve nos campi I, em Arapiraca; III, em Palmeira dos Índios e V, em União dos Palmares.
Luitgarde é alagoana, de Santana do Ipanema, e uma das principais pesquisadoras das manifestações sociais e culturais do Sertão nordestino. Graduada em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui, ainda, doutorado e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Católica de São Paulo.
Entre suas obras estão os livros “Juazeiro do Padre Cícero: A Terra da Mãe de Deus”, editado pelo IMEPH, “A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão”, pela editora Mauad, “Arthur Ramos e as Dinâmicas Sociais de seu Tempo”, pela EdUfal e “Nelson Werneck Sodré: um perfil intelectual”.
Participa como organizadora ou co-organizadora de sete outros livros sobre memória e história oral, educação, Nise da Silveira, Guerra-Peixe e Octavio Brandão.
Mais lidas
-
1MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa acalorada na Câmara: Salomão Torres insiste na corrida pela presidência da Casa com apoio do prefeito-imperador
-
4REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
5NEGADA A MATERIALIDADE
Os 5 policiais militares acusados da morte do servente Jonas são absolvidos após julgamento