Geral
Policiais militares são capacitados em sistema de georreferenciamento para a Copa do Mundo no Brasil
Quatro integrantes da Polícia Militar de Alagoas realizaram na semana passada, em Brasília, um treinamento com o objetivo de manusear uma ferramenta a nível nacional durante a Copa do Mundo. O treinamento foi desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (SESGE) e é baseado na capacitação de uma nova e poderosa ferramenta de georreferenciamento para áreas de interesse operacional dos grandes eventos.
Participaram da capacitação o major Álvaro e tenente Barros (Secretaria de Defesa Social) e tenente Daniel e sargento Nunes (Comando de Policiamento da Capital). Durante o treinamento, foi apresentado o Sistema Gênesis, idealizado pela Diretoria de Operações da SESGE e desenvolvido pela Coordenação Geral de Tecnologia da Informação (CGTI).
Este sistema foi criado inicialmente para atuar na gestão de protocolos a serem implementados em grandes eventos, mas passou a incorporar soluções e oferecer ferramentas cada vez mais eficazes aos usuários envolvidos no gerenciamento e controle de processos e protocolos.
Nos próximos dias, o Sistema Gênesis já estará gerando relatórios com as áreas operacionais, especificando os protocolos táticos e gerenciamento de riscos para os processos de tomada de decisão. Baseados em mapas georreferenciados, os gestores da segurança pública terão uma visualização ideal para as definições de protocolos e poderão estabelecer as melhores formas de equacionar os recursos disponíveis, dimensionando áreas de contenção e estabelecendo uma equação de custo/eficiência dentro dos padrões esperados e exigidos para os grandes eventos, incluindo, neste caso, a Copa do Mundo 2014.
Outro policial militar alagoano, o tenente Carlos Alberto, também é referência no treinamento. Atualmente, ele integra a SESGE, em Brasília, e atua na área operacional da secretaria, desenvolvendo seus trabalhos, inclusive, como palestrante do alinhamento.
Mais lidas
-
1MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
3REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa acalorada na Câmara: Salomão Torres insiste na corrida pela presidência da Casa com apoio do prefeito-imperador
-
5NEGADA A MATERIALIDADE
Os 5 policiais militares acusados da morte do servente Jonas são absolvidos após julgamento