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População pode opinar sobre serviços públicos na Ouvidoria da Defesa Social

21/05/2014
População pode opinar sobre serviços públicos na Ouvidoria da Defesa Social
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Ouvidores também estarão no interior e distribuirão material com dicas de segurança para turistas que visitarem o Estado no período da Copa (Foto: Ascom Seds)

    A Ouvidoria, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL), representa um canal aberto de comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança estadual. Qualquer pessoa pode manifestar sua opinião sobre os serviços prestados pelos agentes policiais, seja civil ou militar, pela Perícia Oficial e Corpo de Bombeiros, contribuindo para melhorar o atendimento aos alagoanos.
De forma humanizada e eficiente, a Ouvidoria recebe, encaminha e acompanha sugestões, reclamações, denúncias, além de elogios feitos pelos cidadãos. O objetivo dos ouvidores é aperfeiçoar as atividades dos servidores que integrem o sistema da Defesa Social. Por isso, são fundamentais as críticas e sugestões da população para evitar atos arbitrários, desonestos, indecorosos ou que violem os direitos humanos.
A Ouvidoria não investiga as denúncias recebidas. No entanto, o órgão encaminha as reclamações para as autoridades da Seds-AL e acompanha todo o processo de apuração, garantindo a imparcialidade, a agilidade e o rigor do trabalho de fiscalização da Corregedoria. Desse modo, assegura-se ao cidadão uma resposta, ainda que não represente uma solução imediata para o problema apresentado.
O sigilo da identidade do usuário que procura a Ouvidoria é mantido, havendo ainda a possibilidade de fazer a comunicação de forma anônima. Entretanto, o cidadão que informa seu nome, endereço e telefone poderá ter mais facilidade para receber uma resposta dos ouvidores. Vale lembrar que policiais também podem procurar o órgão caso discordem de algum procedimento adotado no ambiente de trabalho.
É fundamental fazer um relato detalhado. Local, data, horário, nome dos envolvidos e número da viatura são detalhes que facilitarão a investigação. Quanto mais informações, maiores são as chances do caso ser resolvido rapidamente.
“Quando você denuncia um policial infrator, você torna-se um agente participante no controle social para obtermos uma polícia de excelência. Quando você elogia, valoriza um bom policial. Quando você sugere, colabora com a segurança pública do nosso Estado”, salienta a coordenadora da ouvidoria da Defesa Social, Josicleide Vasconcelos, que já organiza projetos para intensificar o trabalho no interior.
A iniciativa ocorrerá em Palmeira dos Índios, no dia 28 de maio. Além dessa ação, haverá ainda um material direcionado aos turistas que virão para Alagoas no período da Copa do Mundo, com dicas de segurança e detalhes do serviço oferecido pela Defesa Social.

   Contato

A Ouvidoria da Seds-AL funciona na Rua Silvério Jorge, 533, Centro, próximo a praça Sinimbu, em Maceió, das 8h às 17h, entre segunda e sexta-feira. Aqueles que preferirem podem entrar em contato através dos números: (82) 3315-1770/2368 ou via e-mail ([email protected]). O serviço é gratuito e pode ser utilizado por qualquer pessoa.