Geral
População pode opinar sobre serviços públicos na Ouvidoria da Defesa Social
A Ouvidoria, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL), representa um canal aberto de comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança estadual. Qualquer pessoa pode manifestar sua opinião sobre os serviços prestados pelos agentes policiais, seja civil ou militar, pela Perícia Oficial e Corpo de Bombeiros, contribuindo para melhorar o atendimento aos alagoanos.
De forma humanizada e eficiente, a Ouvidoria recebe, encaminha e acompanha sugestões, reclamações, denúncias, além de elogios feitos pelos cidadãos. O objetivo dos ouvidores é aperfeiçoar as atividades dos servidores que integrem o sistema da Defesa Social. Por isso, são fundamentais as críticas e sugestões da população para evitar atos arbitrários, desonestos, indecorosos ou que violem os direitos humanos.
A Ouvidoria não investiga as denúncias recebidas. No entanto, o órgão encaminha as reclamações para as autoridades da Seds-AL e acompanha todo o processo de apuração, garantindo a imparcialidade, a agilidade e o rigor do trabalho de fiscalização da Corregedoria. Desse modo, assegura-se ao cidadão uma resposta, ainda que não represente uma solução imediata para o problema apresentado.
O sigilo da identidade do usuário que procura a Ouvidoria é mantido, havendo ainda a possibilidade de fazer a comunicação de forma anônima. Entretanto, o cidadão que informa seu nome, endereço e telefone poderá ter mais facilidade para receber uma resposta dos ouvidores. Vale lembrar que policiais também podem procurar o órgão caso discordem de algum procedimento adotado no ambiente de trabalho.
É fundamental fazer um relato detalhado. Local, data, horário, nome dos envolvidos e número da viatura são detalhes que facilitarão a investigação. Quanto mais informações, maiores são as chances do caso ser resolvido rapidamente.
“Quando você denuncia um policial infrator, você torna-se um agente participante no controle social para obtermos uma polícia de excelência. Quando você elogia, valoriza um bom policial. Quando você sugere, colabora com a segurança pública do nosso Estado”, salienta a coordenadora da ouvidoria da Defesa Social, Josicleide Vasconcelos, que já organiza projetos para intensificar o trabalho no interior.
A iniciativa ocorrerá em Palmeira dos Índios, no dia 28 de maio. Além dessa ação, haverá ainda um material direcionado aos turistas que virão para Alagoas no período da Copa do Mundo, com dicas de segurança e detalhes do serviço oferecido pela Defesa Social.
Contato
A Ouvidoria da Seds-AL funciona na Rua Silvério Jorge, 533, Centro, próximo a praça Sinimbu, em Maceió, das 8h às 17h, entre segunda e sexta-feira. Aqueles que preferirem podem entrar em contato através dos números: (82) 3315-1770/2368 ou via e-mail ([email protected]). O serviço é gratuito e pode ser utilizado por qualquer pessoa.
Mais lidas
-
1MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
3REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa acalorada na Câmara: Salomão Torres insiste na corrida pela presidência da Casa com apoio do prefeito-imperador
-
5NEGADA A MATERIALIDADE
Os 5 policiais militares acusados da morte do servente Jonas são absolvidos após julgamento