Geral

Governo vai inaugurar nesta quinta 10 leitos para dependentes químicos em Murici

21/05/2014
Governo vai inaugurar nesta quinta 10 leitos para dependentes químicos em Murici

    A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá inaugurar em Murici, 10 leitos para atender dependentes químicos e portadores de transtornos mentais da 3ª Região de Saúde. A cerimônia acontece nesta quinta-feira (22), às 10h, no Hospital Dagoberto Lopes Uchôa Omena.

Berto Gonçalo evidencia que os leitos inaugurados em Murici são regionalizados

Berto Gonçalo evidencia que os leitos inaugurados em Murici são regionalizados

Referência para os 11 municípios que integram a 3ª região de saúde, esse atendimento em saúde mental de Murici vai disponibilizar cinco leitos femininos e cinco leitos masculinos. Composta por duas enfermarias, a equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e médicos (clínico ou psiquiatra) será capacitada para atuar no atendimento do hospital.
Segundo o gerente estadual de Saúde Mental, Berto Gonçalo, os leitos inaugurados em Murici são regionalizados, porque o município-polo passa a receber as demandas da região a partir implantação da Rede de Atenção Psicossocial. “No caso da 3ª Região de Saúde, Murici é o município receptor, para o qual as demais cidades devem encaminhar seus pacientes”, esclareceu.
Ainda de acordo com Berto Gonçalo, devem ser encaminhados para o Hospital de Murici os pacientes em crise, que estejam agressivos. No entanto, só devem ser encaminhadas para a unidade referência os pacientes que residam nos municípios de Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares.
“Ao chegar à referência, os pacientes são recebidos, avaliados e a evolução é acompanhada pela equipe profissional, durante 72 horas”, explicou o gerente estadual. Berto Gonçalo informou, ainda, que o projeto de implantação dos leitos acontece antes mesmo da aprovação do Ministério da Saúde (MS), agilizando assim o processo em benefício dos usuários do SUS.

 Leitos – De acordo com a Portaria 148 do Ministério da Saúde, o número de leitos é determinado de acordo com a população da região. No município de Rio Largo, na 1ª Região de Saúde, por exemplo, a população conta com seis leitos já em funcionamento. Nas demais regiões de saúde, os leitos estão em fase de aprovação para implantação.