Geral

Encontro Sobre Adoção acontece sexta-feira na Esmal

21/05/2014
Encontro Sobre Adoção acontece sexta-feira na Esmal

Encontro acontece no auditório da Esmal

Encontro acontece no auditório da Esmal

A Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ-AL), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) e a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por meio da Superintendência da Criança e do Adolescente e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), realizam, no próximo dia 23, a partir das 9h, o 4º Encontro Estadual Sobre Adoção.
O evento será realizado no auditório Prof° Almachio de Oliveira Costa, na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), no bairro do Farol.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Alcides Gusmão e a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born Ribeiro participarão da abertura do evento, que tem na programação as palestras:
“Adoção Unilateral”, que será ministrada pela presidente da Cejai, juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas; “Protocolo de Cuidado Integral da Criança e do Adolescente em Acolhimento Institucional”, ministrada pelo Superintendente da Criança e do Adolescente, Cláudio Soriano e “Avanços e Desafios na Promoção do Direito à Família”, ministrada pela Presidenta do Cedca, Rickelane Gouveia, além de debate.
De acordo com o Artigo 6º da Resolução nº 54/2008, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que criou o Cadastro Nacional de Adoção, as Cejais/Cejas, as Coordenadorias da Infância e Juventude e as Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça devem promover e estimular campanhas incentivando a reintegração à família de origem, ou inclusão em família extensa, bem como a adoção de crianças e adolescentes em acolhimento familiar ou institucional, sem perspectiva de reinserção na família natural.
As inscrições para o 4º Encontro Estadual Sobre Adoção poderão ser solicitadas pelos telefones: (82) 4009.3225 (Hamilton) e 8883.7564 (Nelma).

Dia Nacional da Adoção

O evento é realizado há quatro anos em Alagoas, em alusão ao Dia Nacional da Adoção – 25 de maio – que surgiu em 1996, quando representantes dos então 14 Grupos de Apoio à Adoção existentes no Brasil se reuniram em Rio Claro, interior de São Paulo, no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, realizado nos dias 24 e 25 de maio.
Na ocasião, os grupos elegeram o dia 25 de maio como o Dia Nacional da Adoção e seis anos depois, em 9 de maio de 2002, foi sancionada a Lei nº 10.447.

 Adoção em Alagoas

Atualmente, 27 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, estão aptas para adoção em Alagoas.