Geral
Estratégia de abastecimento é revista após chuvas intensas no Estado
Os meses de abril e maio registraram chuvas acima da média histórica em todas as regiões do Estado de Alagoas (Semarh), segundo relatório da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. A precipitação levou a Semarh e à Coordenação Estadual da Defesa Civil (Cedec) a rever a estratégia de abastecimento de carros-pipa nos municípios em situação de emergência.
O mês de abril registra precipitações que chegam a 166% da média histórica em regiões como o Baixo São Francisco, e só durante a primeira semana de maio já choveu quase o equivalente ao mês inteiro no Estado. “A tendência é que o mês de maio feche com chuvas acima da média”, explica Vinícius, lembrando que a previsão climática para o trimestre indica 75% de chances de chuvas dentro ou acima da normalidade.
Com a água da chuva acumulada nas cisternas e barreiros, o Governo do Estado resolveu suspender o abastecimento das residências através do carro-pipa. “Nós ainda estamos em situação de emergência. Esta situação prolonga-se até julho. Mas estamos preferindo economizar os recursos para períodos de maior necessidade”, informa o secretário da Semarh, Napoleão Casado.
No entanto, as prefeituras que ainda sentirem necessidade de abastecimento via carro-pipa, deve encaminhar ofício à Cedec solicitando uma análise técnica individual da situação do município. “Ninguém vai ficar sem água”, afirma Casado, ressaltando que a Semarh está aberta para solicitações e reuniões com prefeituras.
Mais lidas
-
1AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
2SUSPEITO
Polícia Civil divulga vídeo de suspeito de envolvimento na morte de jovem trans em Maceió
-
3PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
4PROBLEMAS NA FUNDAÇÃO
Técnicos do CREA e da UFAL apontam falhas e paralisam obra da maior estátua de Cristo do mundo no Pilar
-
5ARAPIRACA
Agricultura fortalecida: prefeito Luciano Barbosa lança quarta edição do Terra Pronta e assina convênio de R$ 700 mil para associações comunitárias