Geral
Sesau capacita municípios sobre qualidade da água para consumo humano
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá capacitar, nesta quarta-feira (27), os técnicos municipais da II Macrorregião de Saúde sobre a Vigilância da Água para Consumo Humano (Vigiagua). Durante o treinamento, vai ocorrer no Centro de Referência em Saúde de Arapiraca (Cria), será abordado também o Sistema de Informação da Qualidade de Água (Sisagua).
O curso é destinado aos técnicos que atuam nas ações de vigilância (cadastro, coleta e análises) e também àqueles que trabalham com o Sisagua. A capacitação está integrada ainda com a Vigilância Epidemiológica, que está relacionada às doenças de veiculação hídrica e com o laboratório Lacen – responsável por realizar as análises da água.
De acordo com a diretora estadual de Vigilância em Saúde Ambiental, Elisabeth Rocha, a vigilância da qualidade da água para consumo humano deve ser uma atividade preventiva e rotineira de ação sobre os sistemas públicos e soluções alternativas de abastecimento de água. “É fundamental o conhecimento da situação da água e a busca por redução das possibilidades de doenças transmitidas pela água utilizada para consumo humano”, justificou.
Para intensificar a atuação dos municípios quanto às suas responsabilidades e atribuições na área de Vigilância em Saúde Ambiental, o curso vai abordar sobre os procedimentos de controle e de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano, bem como o seu padrão de potabilidade e os aspectos operacionais do Sisagua, como alimentação, cadastro e controle.
Próximo curso – O treinamento acontece também no dia 03 de junho, em Maceió. Dessa vez, o curso será destinado aos profissionais que atuam nos municípios da II Macrorregião de Saúde, que irão se reunir no auditório do Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde.
Mais lidas
-
1MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
2REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa acalorada na Câmara: Salomão Torres insiste na corrida pela presidência da Casa com apoio do prefeito-imperador
-
5NEGADA A MATERIALIDADE
Os 5 policiais militares acusados da morte do servente Jonas são absolvidos após julgamento