Geral
Sesau capacita técnicos municipais sobre vigilância de contaminantes químicos
Técnicos municipais da área de saúde ambiental participaram, nesta quinta-feira (29), em Arapiraca, do Curso de Vigilância de Contaminantes Químicos. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado em Saúde de Arapiraca (CRIA).
A capacitação teve o objetivo de atualizar os profissionais de saúde na identificação da exposição humana a áreas contaminadas por substâncias químicas e por poluentes atmosféricos. Trabalho que deve sempre respeitar as particularidades locais e os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Elizabeth Rocha, a região que compreende a II Macro é a que mais identifica intoxicações e óbitos provocados por agrotóxicos. “Temos números alarmantes sobre ocorrências de intoxicações por agrotóxicos nesta região. A maioria delas provocadas tanto pela venda indiscriminada como também pela ausência de equipamentos de proteção durante o uso”, alertou Elizabeth.
Segundo estatísticas da Unidade de Emergência do Agreste, localizada em Arapiraca, somente no ano de 2011, foram registradas 86 internações de pacientes vítimas de intoxicação por agrotóxico. Em 2012, foram registrados 53 casos. Já em 2013, a unidade prestou atendimento a 92 pessoas vítimas de intoxicação por produtos químicos.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4
Prefeito Arthur Freitas acompanha obras do Minha Cidade Linda em Santana do Mundaú
-
5MACEIÓ
Saúde da Gente leva atendimentos ao Petrópolis nesta segunda-feira (7)



