Geral

Projeto de Desenvolvimento Cultural é apresentado a prefeitos

09/06/2014
Projeto de Desenvolvimento Cultural é apresentado a prefeitos

Alagoas se destaca nesse cenário por ser o berço da resistência negra na Serra da Barriga (Foto: Divulgação)

Alagoas se destaca nesse cenário por ser o berço da resistência negra na Serra da Barriga (Foto: Divulgação)

Os gestores dos municípios localizados na região dos Quilombos dos Palmares conheceram nesta segunda-feira (9) o Projeto de Desenvolvimento Cultural e Ecoturismo da região, elaborado pelo Sebrae/AL, em parceira com as secretarias de Estado do Turismo (Setur) e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). O evento, que aconteceu no auditório do Sebrae, reuniu prefeitos, empresários, secretários de turismo e técnicos do setor. Na oportunidade, foi assinado um termo de compromisso com as prefeituras para que elas forneçam apoio durante as ações operacionais nos municípios.
O objetivo principal do projeto, com duração de três anos, é promover ações nas áreas turística e cultural focadas no desenvolvimento econômico das cidades. A proposta inclui cinco eixos específicos: geração de conhecimento e informação sobre a região; desenvolvimento socioeconômico; organização empresarial dos pequenos negócios dos segmentos turísticos; promoção comercial dos pequenos negócios; e apoio à governança da região. “Esta integração com os vários setores do turismo é fundamental para que as prefeituras trabalhem em conjunto, dentro de um planejamento voltado para o desenvolvimento econômico dos municípios”, explica Mell Bezerra, diretora de Articulação, Negócios e Investimentos da Setur, que participou do encontro.
A região dos Quilombos reúne 23 municípios alagoanos. Alagoas se destaca nesse cenário por ser o berço da resistência negra. O Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi o maior e mais bem organizado quilombo brasileiro. Mas a região não se restringe à Serra da Barriga. Em Palmeira dos Índios, a comunidade Tabacaria, com cerca de 89 famílias descendentes de escravos, é o primeiro  território quilombola reconhecido pelo Governo Federal. O roteiro das comunidades quilombolas inclui ainda municípios como Poço das Trincheiras, Arapiraca, Taquarana e Pão de Açúcar. Em todos os lugares, o visitante pode conhecer um pouco da cultura remanescente dos negros, como artesanato, danças e culinária.