Política
Renan comemora êxito do esforço concentrado no Senado
O trabalho do Senado Federal, presidido pelo Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi o destaque positivo da coluna Holofote, da revista Veja, semanário de maior circulação do País. Por causa das votações do esforço concentrado, o Senado figou na coluna “Sobe” da revista, com o título Estado-babá:
“O Senado aprovou a Lei da Palmada, que prevê punição para quem impuser castigo físico a crianças e adolescentes”.
Apenas na última semana, durante o esforço concentrado, os senadores aprovaram 14 matérias, todas com foco social. Entre elas, a chamada Lei Menino Bernardo , que contou com a participação da atriz e apresentadora Xuxa Meneghel.
A nova lei, que só depende agora da sanção presidencial para entrar em vigor, garante o direito da criança e do adolescente de serem educados sem castigos físicos nem tratamento cruel ou degradante.
A aprovação em plenário foi antecedida de polêmico debate, no qual alguns senadores argumentaram que a proposição representaria uma interferência indevida do Estado na vida privada das famílias. Juntamente com outros parlamentares, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), saiu em defesa da proposta, que, segundo afirmou, era “há tempo reclamada pela sociedade”.
“O Senado Federal, há algum tempo, tem mostrado que está compromissado com uma nova agenda para o Brasil. Uma agenda que inclui a modernização de nosso arcabouço legal e sobretudo leis para o povo”, afirmou Renan.
Entre as chamadas “leis para o povo”, o presidente do Senado destacou também a universalização da Defensoria Pública, a expropriação de bens imóveis para combater o trabalho escravo, o piso salarial para agentes de saúde, o tratamento doméstico pelo SUS contra o câncer, a legislação sobre motoboys, a aposentadoria especial para pescadores e outras matérias relevantes.
Semana produtiva
Renan Calheiros disse que a semana encerrada na sexta-feira 6 de junho, do “ponto de vista qualitativo e também quantitativa, foi muito produtiva”. Renan destacou exatamente a Lei Menino Bernardo, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para garantir o direito de crianças e jovens serem educados sem o uso de violência.
Outros projetos importantes aprovados, na opinião do presidente Renan Calheiros, foram o que diferencia mais claramente no Código Penal os crimes de contrabando e descaminho; o que garante o direito à estabilidade provisória no emprego para quem detiver a guarda de criança recém-nascida no caso de morte da mãe; e o que dispensa o consumidor rural de pagar pela instalação dos equipamentos de medição de energia, para que receba os descontos na conta de luz nas atividades de irrigação e na aquicultura.
Outra matéria de destaque aprovada no esforço concentrado foi o projeto de lei que flexibiliza o descanso obrigatório dos motoristas profissionais. Também foi aprovado o substitutivo da Câmara dos Deputados que inclui cinema e teatro no currículo do ensino de artes da educação básica.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
3SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
4FUTEBOL
Pré-temporada: ASA x Falcon se enfrentam nesta segunda-feira (23), no Fumeirão
-
5ACIDENTE
Condutor desvia de animal e colide com mureta na AL-115 em Palmeira dos Índios