Geral

Estudantes medalhistas da Olimpíada de Matemática serão premiados

11/06/2014
Estudantes medalhistas da Olimpíada de Matemática serão premiados

Marta de Fátima e Davis Magalhães estão entre os estudantes que serão premiados na Obmep

Marta de Fátima e Davis Magalhães estão entre os estudantes que serão premiados na Obmep

Nesta quarta-feira (11), 341 estudantes alagoanos que participaram da edição 2013 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão premiados. O evento terá início às 9h no auditório do Planetário de Arapiraca, no Lago do Perucaba.
A Obmep é uma ação do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) que tem o objetivo de estimular o interesse pela disciplina e descobrir novos talentos na área. A Obmep é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.
Na ocasião, também haverá a premiação de 33 escolas municipais e estaduais, além de 29 professores e representantes das secretarias municipais de Educação de Belo Monte e Igreja Nova.

   Medalhistas

Dos 341 premiados no evento – que contabilizam medalhistas de prata, bronze e menção honrosa – 120 são da rede estadual. Dentre os alunos da rede estadual presentes ao evento, estarão Marta de Fátima Severiano de Oliveira, da Escola Estadual Álvaro Paes, em Coité do Noia, e Davis Magalhães de Freitas, da Escola Estadual Irene Garrido, em Maceió, ambos medalhistas de prata.
Em abril deste ano, os dois jovens foram homenageados pelo governador Teotonio Vilela Filho com o prêmio “Expressão Alagoana”, honraria concedida aos alagoanos que ultrapassaram as barreiras geográficas e se mostraram inovadores.
Filha de agricultores, Marta, 16 anos, é uma veterana da Obmep e já conquistou dois bronzes e quatro menções honrosas em edições anteriores da competição. Em 2013, ela foi medalha de ouro na Olimpíada Alagoana de Matemática após obter três medalhas de prata entre 2010 e 2012. Outro apaixonado pela Matemática, Davis, 17 anos é um estudante dedicado e deseja se tornar bacharel na área.

    Números

Em 2013, cerca de 370 mil estudantes de escolas das redes municipais, estaduais e federais alagoanas participaram da Obmep. Pela rede estadual, Davis e Marta conquistaram a prata e mais 19 estudantes da rede estadual receberam o bronze, além dos que foram agraciados com menção honrosa pela participação na competição.
Já na edição 2014, 19 milhões de estudantes de escolas públicas de todo o país participaram no dia 27 de maio da primeira etapa das provas da 10ª edição da Obmep. Em Alagoas, a prova foi aplicada para 370 mil estudantes de 760 escolas das redes estadual, municipal e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).