Geral
Alunos alagoanos recebem medalhas da Olimpíada de Matemática
Alunos das escolas da rede pública de Alagoas lotaram o auditório do Planetário, em Arapiraca, nesta quarta-feira, para a tão esperada solenidade de premiação da 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento marcou a entrega das medalhas de prata e bronze, além dos certificados e menções honrosas do concurso 2013.
Promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Olimpíada Brasileira de Matemática tem como propósito estimular o interesse dos alunos da rede pública, além de descobrir novos talentos pelo país.
Medalhistas
Medalha de Prata na 9ª edição da Olimpíada, Marta de Oliveira, ex-aluna da Escola Estadual Álvaro Paes, em Coité do Nóia, foi receber sua premiação mais uma vez e já como aluna da Universidade Federal de Alagoas. Ela foi aprovada na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e hoje frequenta o curso de Matemática.
Com apenas 16 anos, Marta tem um histórico vencedor na olimpíada pelo seu desempenho no concurso. Moradora do Sítio Oitizeiro de Baixo, na pequena Coité do Nóia, participou em sete edições da Olimpíada Brasileira de Matemática, com cinco premiações. Uma medalha de prata, dois bronze e uma menção honrosa.
Ele reconhece que, apesar das dificuldades, entre elas a falta de acesso à internet, sempre contou com o apoio e incentivo da direção da escola, dos professores e, principalmente, da família, o que contribuiu significativamente para as conquistas das medalhas. “A matemática exige muita dedicação e tenho dispensado algum tempo para desenvolver questões e me familiarizar com os conteúdos”, afirma.
Outro veterano da olimpíada, Haniel Lemos, 14 anos de idade, aluno da Escola Estadual Maria José Loureiro, também esteve presente em Arapiraca para receber seu certificado e sua terceira medalha de bronze. “Minha rotina com a matemática é de dedicação, pesquisa e resolvendo problemas complicados, e vou continuar dessa forma este ano para conquistar mais uma medalha em 2014”, afirma.
Aluno do 1º ano, do ensino médio, da Escola Estadual Afrânio Lajes, Rafael Luiz, 14 anos, foi menção honrosa em 2011 e conquistou, nesta 9ª edição da Obemep, sua primeira medalha de bronze. “Tenho incentivo dos professores e da família e estou aprofundando ainda mais a dedicação pela matemática, já que é um desafio para milhares de alunos no país”, confessa.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
3MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
4PERDENDO O PODER
Declarações de Prefeito-imperador sobre CSE revelam receio de perder influência no clube com possível patrocínio de 'bet'; ouça o áudio
-
5GERAL
Pais de filhos de Deolane Bezerra prezam anonimato em meio à polêmica prisão da advogada