Geral
Morre “Vinte e Cinco”, último cangaceiro do bando de Lampião
Faleceu neste domingo (15), em Maceió, José Alves de Matos, 97 anos, considerado como o último cangaceiro do bando de Lampião. Ele era conhecido como “Vinte e Cinco” e morreu em decorrência de problemas de saúde causados pela da idade avançada, segundo informou o neto, Cleiton Matos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Vinte e Cinco vem de uma família numerosa, sendo oito irmãos e seis irmãs e depois seu pai casou novamente e nasceram mais cinco homens e três mulheres. Nascido em Paripiranga, na Bahia, Matos ficou conhecido como Vinte e Cinco por ter entrado no bando de Lampião no dia 25 de dezembro de 1933. Segundo os pesquisadores, ele foi um dos poucos a escapar do massacre no cangaço.
Quando acabou o cangaço e se entregou para a polícia e ficou preso em Sergipe por quatro anos. Na cadeia, ele estudou e conseguiu entrar na Guarda Civil da Bahia.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
3MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
4PERDENDO O PODER
Declarações de Prefeito-imperador sobre CSE revelam receio de perder influência no clube com possível patrocínio de 'bet'; ouça o áudio
-
5PRÉ-CANDIDATA
“Retorno de Célia Rocha ao cenário político é remoto” avalia analista político