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Fogos de artifício estão mais caros no São João de 2014
A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) divulgou, nesta terça-feira (17), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São João, com o levantamento dos produtos mais procurados durante o período festivo e suas variações de preços. As festas juninas representam um importante momento econômico em Alagoas, o que contribui para o aumento de preço dos produtos típicos da época, devido à grande procura.
Com o objetivo de orientar o consumidor nas compras de São João, a Superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande avaliou 41 produtos que são consumidos nesse período do ano, entre eles, roupas, acessórios, comidas típicas, fogos de artifício e o tradicional milho verde, comparando o preço atual à pesquisa realizada em 2013.
Neste ano, os fogos de artifício apresentaram o maior aumento, principalmente o item “traque”, com variação positiva de 22,73%. Em seguida, tiveram crescimentos significativos o “estalo balé” e a ‘chuvinha”, com aumento de 15,91% e 12,50%, respectivamente.
“O período de Copa do Mundo também favoreceu o aumento dos fogos de artifício, pois, como de costume, a população comemora os gols da seleção brasileira com fogos. Logo, com o aumento da procura por este item, os valores também subiram como forma de equilibrar o mercado”, afirma o gerente do IPC da Seplande, Gilvan Sinésio.
As comidas típicas também estão com preços mais elevados neste ano. Os bolos estão 15,50% mais caros em relação ao ano passado, seguidos pelo açúcar e amendoim, que apresentaram aumento de 8,74% e 7,70%, respectivamente. Entretanto, para garantir o entusiasmo do consumidor alagoano, o tradicional milho verde, principal alimento do período festivo, apresentou uma queda de -16,6% em relação a 2013.
“A baixa dos preços do milho aconteceu graças ao crescimento da produção deste ano, que foi suficiente para suprir a demanda local dos estados produtores e, já que não sofremos com a seca, os agricultores puderam fornecer o produto mais barato do que em 2013”, explica Gilvan Sinésio.
De acordo com os dados, houve um aumento significativo nos preços do chapéu, com variação positiva de 0,56%, e do balão, que apresentou uma alta de 0,48%. Já no grupo de vestuário, o vestido adulto apresentou a maior variação, com alta de 6,99%. Em seguida, o vestido infantil, com 5,57%, e a blusa xadrez masculina adulta, com alta de 2,62% em seus preços.
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