Geral

Felipão e Thiago Silva admitem ansiedade maior antes do início do ‘mata-mata’

27/06/2014
Felipão e Thiago Silva admitem ansiedade maior antes do início do ‘mata-mata’

Scolari brinca com Thiago Silva. Zagueiro considera o técnico fundamental para controlar a ansiedade do grupo - Foto: Danilo Borges/Portal da Copa

Scolari brinca com Thiago Silva. Zagueiro considera o técnico fundamental para controlar a ansiedade do grupo – Foto: Danilo Borges/Portal da Copa

  Em Belo Horizonte desde a noite de quinta-feira (26.06), a Seleção Brasileira treinou às 13h desta sexta no Sesc Venda Nova, no mesmo horário da partida deste sábado diante do Chile, que vale uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. Antes do treinamento, o técnico Luiz Felipe Scolari e o capitão Thiago Silva estiveram no Mineirão, analisaram o gramado e concederam entrevista coletiva à imprensa.
Questionado sobre o time que vai começar a partida, Felipão despistou: “Eu não sei o time que vai jogar amanhã, porque sempre tem um problema ou outro que pode acontecer. A gente não tem a definição, não pode definir, porque mesmo num treinamento comum pode ter um problema”.
Na quinta-feira, durante treino na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), Felipão colocou o volante Fernandinho como titular no lugar de Paulinho e depois ainda testou Maicon em substituição a Daniel Alves na lateral-direita. Nesta sexta, na parte em que a imprensa teve acesso às atividades, os jogadores fizeram apenas treinos de dois toques. Depois, Daniel Alves e Neymar ainda cobraram faltas e o camisa 10 da Seleção bateu pênaltis, com bom aproveitamento.
O técnico afirmou que a escalação está decidida em sua cabeça, mas que não vai antecipar o time. “Já está resolvido. Vou entrar com 11 (jogadores), pode acreditar. Eu já estou decidido, o time já está montado, mas esse é um assunto para quando chegar a hora. Tenho 23 (atletas), dos 23 escolho 11”, disse o treinador.
Scolari admitiu que a ansiedade aumenta agora que o Mundial chegou à fase eliminatória. “Algumas coisas mexem com o nosso dia a dia, mesmo que a gente tenha experiência. É normal que a gente sinta ansiedade, tenha algum incômodo, principalmente quando começa o mata-mata, em que não podemos errar. Ficamos mais envolvidos, mais nervosos, aquilo que é normal de uma competição”, explicou.
Para Thiago Silva, a Copa do Mundo é uma competição que exige dedicação total. “Desligar é impossível. Não tem aquele botão que liga e desliga. O pensamento é constante. Esse momento de um Mundial no nosso país é difícil, uma situação complicada, mas acho que temos que controlar essa ansiedade, esse nervosismo”, garantindo que está totalmente focado no torneio.
O zagueiro brasileiro confessou que ficou nervoso no primeiro jogo da Copa (a vitória por 3 x 1 sobre a Croácia, na abertura do Mundial) e acrescentou que Felipão tem sido fundamental para o grupo. “No primeiro jogo, não parecia o Thiago Silva. Eu me perguntava: ‘Você desaprendeu a jogar futebol? Está nervoso por quê?’Mas é assim, é normal, esse cara que está aqui do nossos lado é especial, ele falou com a gente e me emocionei. Vou até parar de falar porque sou muito chorão”, brincou o capitão.
Depois do treino desta sexta, a Seleção Brasileira voltou para o Hotel Ouro Minas, onde está hospedada em Belo Horizonte. Os portões do Mineirão abrirão às 10h desde sábado, três horas antes do início da partida entre Brasil e Chile.