Geral
Presidente da AMA diz que situação dos municípios é insustentável

O Presidente da AMA, Jorge Dantas revela que prefeituras não têm mais como subsidiar boa parte dos programas federais nos municípios. ‘Brasília legisla sem olhar para municípios’ disse Dantas durante entrevista a veículo de comunicação veiculada nesta terça-feira (01).
Fechar as torneiras. Apertar os cintos. A recomendação – já bastante conhecida dos prefeitos – será mais uma vez reforçada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) como diretriz para as finanças no segundo semestre.
Não faltam motivos para preocupação. É no período que começa o pagamento das restituições do Imposto de Renda que cai a alimentação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Uma das principais receitas para a ajuda que, em muitas cidades, representa a maior receita pública.
O governo federal incorporou programas como o Peti no chamado SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Só que os repasses só chegaram para o primeiro trimestre. E, para completar, nos municípios do semiárido, a previsão de estiagem rigorosa soa como um pesadelo.
Esse cenário, assim como a recomendação aos prefeitos, foi feito pelo presidente da AMA, Jorge Dantas. Por outro lado, a importância que os gestores municipais devem adquirir como aliados de candidatos em busca de votos nas próximas eleições credencia os prefeitos a cobrar mais de futuros eleitos.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4CRÍTICAS
Bruna Biancardi rebate fã que criticou decoração de Páscoa: 'Na sua casa você faz como quiser'
-
5POLÍTICA
Arthur Lira assume protagonismo na proposta de isenção do Imposto de Renda