Geral
Político japonês que ficou famoso na internet após chorar renuncia ao cargo
O político japonês que ficou famoso mundialmente depois da publicação de um vídeo no qual se defendia de acusações de corrupção entre prantos, apresentou nesta sexta-feira finalmente sua renúncia pelo uso injustificado de fundos públicos.
Nonomura admitiu ter gasto cerca de 3 milhões de ienes (US$ 29,5 mil) em fundos públicos em 195 viagens realizadas durante o passado ano fiscal -mais de uma centena das quais foram a um balneário da Prefeitura de Hyogo- e não ter apresentado nem uma só fatura ou algo que justificasse.
Quando o político se dispõe a explicar a razão das viagens e da despesa de fundos públicos para financiá-los, começa a chorar de forma copiosa e a balbuciar frases, e posteriormente começa a chiar, a espernear e a dar golpes na mesa enquanto segue falando com a respiração entrecortada.
Embora a princípio tenha rejeitado a opção de renunciar, Nonomura apresentou hoje sua renúncia pelo uso injustificados de fundos públicos e se ofereceu a devolver as quantidades gastas, segundo revelaram fontes da assembleia de Hyogo à agência ‘Kyodo’.
O político deu este passo perante a repercussão atingida pelo caso e pela pressão do presidente da assembleia de Hyogo, Tadao Kajitani, e do partido político majoritário nesta câmara, o governante Partido Liberal Democrático (PLD).
Durante a viral e lacrimogênea entrevista coletiva, que durou três horas, Nonomura disse que não lembrava dos detalhes das viagens em questão e afirmou que tinha apagado todos os dados relacionados com os mesmos que armazenava em seu computador pessoal.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate

