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Manaus recebeu 120 mil turistas, que deixaram R$ 325 milhões na cidade

16/07/2014
Manaus recebeu 120 mil turistas, que deixaram R$ 325 milhões na cidade

Fotos: Getty Images

Fotos: Getty Images

   O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus divulgaram, nesta terça-feira (15.07), o balanço da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Manaus. Até o final dos jogos, 119.925 turistas estiveram na cidade e deixaram R$ 325,8 milhões na economia local, de acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). Pela televisão, 240 milhões de pessoas em todo o mundo assistiram aos quatro jogos na Arena da Amazônia, segundo a FIFA.
O balanço foi apresentado pelo coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), Evandro Melo, e pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula. Segundo dados da Amazonastur, a permanência dos turistas na capital durante a Copa superou as expectativas, sendo registrada média de 6,5 dias para visitantes brasileiros e 5,4 dias para estrangeiros.
O índice de satisfação dos visitantes também foi bastante positivo, segundo pesquisa da Amazonastur. A Arena da Amazônia, hospitalidade, segurança pública, Porto, opções de lazer, meios de hospedagem, táxi, aeroporto e água foram os itens que apresentaram índices de satisfação acima de 90% entre os entrevistados. A intenção de retornar à Manaus é maior entre os nacionais (89%) que os estrangeiros (79%).
São Paulo e Pará foram os estados que mais enviaram turistas para Manaus, enquanto os Estados Unidos e Inglaterra foram os principais países emissores de viajantes. A promoção turística realizada nos quatro anos que antecederam a Copa no Brasil e a captação do voo direto entre Lisboa e Manaus foram decisivos para a opção dos estrangeiros em visitar o estado do Amazonas.
O atendimento aos visitantes por meio dos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs), sinalização turística da cidade e principalmente a hospitalidade do amazonense contribuíram para os altos índices de satisfação dos visitantes.Para manter o fluxo de turistas na capital, a Amazonastur vai intensificar o trabalho de divulgação turística que já é realizado em todo o mundo.

Audiência

O trabalho de divulgação do Amazonas também ganhou impulso com a audiência televisiva dos jogos realizados em Manaus. Assim como em todo o país, os jogos da Copa do Mundo no Brasil bateram sucessivos recordes de audiência. As partidas na Arena da Amazônia alcançaram 240 milhões de pessoas em todo o mundo, colocando Manaus em evidência e repercutindo positivamente na imprensa internacional.
A partida entre Estados Unidos e Portugal, realizada em Manaus, foi mais vista pelos norte-americanos do que a final da NBA (a liga de basquete do país). Ao todo, 18,2 milhões de telespectadores torceram na partida de futebol contra o time de Cristiano Ronaldo, enquanto 15,5 milhões prestigiaram os astros do basquete na final. Na Inglaterra e  na Itália, o jogo em Manaus superou a audiência de qualquer programa televisivo no ano até então. O mesmo aconteceu na Suíça e em Portugal, onde o recorde superou os programas dos últimos três anos.
Potencializando a divulgação de Manaus nas redes sociais, os torcedores na Arena da Amazônia transferiram 260 gigabytes de dados somente no primeiro jogo entre Inglaterra e Itália. As conexões de internet foram facilitadas pela instalação de 141 antenas para distribuição de sinal por wi-fi, que ficarão de legado na arena.

 Arrecadação

Outro efeito positivo para a economia do estado foi o resultado da arrecadação de tributos. Balanço da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas aponta resultado recorde no primeiro semestre deste ano, de R$ 4,37 bilhões. O valor é 19,52% maior em termos nominais e 12,72% superior em números reais (descontada a inflação do período) em relação aos R$ 3,66 bilhões apurados de janeiro a junho de 2013. No mês de junho, a arrecadação foi de R$ 689,15 milhões, resultado 6,19% superior aos R$ 648,99 milhões de junho de 2013.
O resultado da receita oriunda de impostos e taxas no Amazonas foi influenciado sobretudo pelo desempenho da indústria de eletroeletrônicos instalada no Polo Industrial de Manaus, que registrou aumento da produção e venda de televisores por conta da Copa do Mundo de Futebol.

   Arena da Amazônia

Os quatro jogos na Arena da Amazônia tiveram casa lotada, com índices de ocupação de 99%, em média. O duelo de Suíça e Honduras foi o que mais lotou a arena, com 40.322 pessoas. Nos quatro jogos, 160.227 espectadores prestigiaram ao vivo as seleções da Inglaterra, Itália, Croácia, Camarões, Honduras e Suíça. A capacidade da Arena da Amazônia durante a Copa foi de 40.549 torcedores.
A satisfação dos visitantes na Arena da Amazônia alcançou índices elevados. Entre os estrangeiros, a experiência na arena foi quase uma unanimidade, com 99,6% de aprovação. Entre os nacionais, 97,9% declararam-se satisfeitos.

    Pós-Copa

De acordo com o governador José Melo, passada a Copa do Mundo, o trabalho agora volta-se para conclusão do estudo que vai apontar o formato da administração da Arena da Amazônia.
Com a finalização do estudo, será iniciado o processo licitatório para a administração do estádio, quando serão realizadas audiências públicas para discutir o assunto com a população e todos os setores interessados. Enquanto isso, a Arena será administrada pela Fundação Vila Olímpica (FVO).
José Melo também afirmou que já existem 11 pedidos de utilização da arena para a realização de eventos não esportivos, como shows de artistas nacionais e internacionais. Ele também informou que Manaus poderá receber alguns jogos de times internacionais. “Quando estava vindo para cá recebi uma ligação de membros da FIFA informando que a Arena da Amazônia e a Arena de Cuiabá, foram escolhidas para receber alguns jogos pós-Copa”, adiantou.