Geral

Comunidade escolar participa de doação voluntária de sangue

22/07/2014
Comunidade escolar participa de doação voluntária de sangue

Comunidade escolar do Cepa participou da campanha de doação voluntária (Foto: Manuella Nobre)

Comunidade escolar do Cepa participou da campanha de doação voluntária (Foto: Manuella Nobre)

  Alunos, profissionais da educação e membros da comunidade circunvizinha compareceram, nesta terça-feira (22), à unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em frente à Escola Estadual Moreira e Silva, no Centro de Ensino de Pesquisas Aplicadas (Cepa), para participar da campanha de doação voluntária de saúde promovida pelo Hemocentro. A contribuição vai atender à demanda do Hospital Geral do Estado (HGE).
“É muito boa a iniciativa de promover esta ação aqui, fica mais fácil pra gente doar e contribuir para salvar vidas. Já havia doado para um família. Quando fiquei sabendo na própria escola, vim imediatamente”, contou a aluna da Escola Estadual Correia Titara, Edleuza Pereira dos Santos.
Embora a ação seja itinerante, todos os candidatos passam por um processo cauteloso para se tornarem doadores. Todo procedimento necessário é realizado antes da doação, do mesmo jeito que é feito na sede do Hemoal.
Os possíveis doadores se cadastraram, fizeram a triagem hematológica, com a realização do teste de anemia e avaliação da relação peso/altura, passando por uma avaliação clínica. Somente após a análise dos resultados, o médico libera para a doação. Depois é servido um lanche para a reidratação do doador.
A responsável pela captação de doadores de sangue, Maria das Graças, fez um alerta aos doadores sobre alguns cuidados básicos que devem ser tomados após a doação, tais como manter o curativo nas primeiras horas, evitar atividades que exijam esforço físico durante aquele dia e não fumar.
As doações foram feitas até às 16h. A meta é cadastrar entre 70 a 100 candidatos à doação durante todo o dia. Encerrada a coleta, as bolsas e tubos serão encaminhados ao Hemoal para teste sorológico, antes do sangue ser disponibilizado para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.