Cidades
Arapiraca: Sinalização do Binário Central está em fase de conclusão
Os serviços de sinalização horizontal e vertical do Binário Central já estão na reta final para que a Prefeitura de Arapiraca, através do Plano de Circulação, Mobilidade e Acessibilidade, tenha a previsão de entregar mais uma obra de projeto viário à cidade na próxima semana.
Segundo a prefeita Célia Rocha (PTB), o órgão público municipal tem o dever de garantir ao cidadão o direito de ir e vir e priorizar, assim, projetos viários que beneficie toda a população da cidade.
“Estamos trabalhando neste sentido de garantir para todos os arapiraquenses o direito de ir e vir seja ele de veículo ou a pé e, principalmente, para as pessoas deficientes” ressaltou a prefeita.
As equipes técnicas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão executando os serviços de pintura e colocação de tachões durante a noite, tanto na Avenida Rio Branco quanto na Rua Fernandes Lima, vias que compõem o Binário Central.
Segundo Ricardo Teófilo, titular da SMTT, os serviços estão em fase final e a sinalização vertical de placas de Regulamentação concluída, assim como os semáforos com sinalizadores de pedestres, entre outros dispositivos de sinalização de trânsito.
Agora, de acordo com ele, as equipes estão concluindo a pintura das faixas de pedestres, de contenção de veículos e os bolsões de motos, espaço em que as motocicletas vão ocupar a frente dos demais veículos, em alguns dos semáforos da região central.
“Estamos trabalhando para que todo o procedimento de tráfego seja concluído e, em seguida, possamos liberar o novo sentido de direção da Rio Branco e da Fernandes Lima, proporcionando mais fluidez no trânsito da cidade”, disse Ricardo Teófilo.
A sinalização horizontal, com pintura de faixas contínuas e de pedestres, além de bolsões para motos (área delimitada na via à frente de veículos) e estacionamentos exclusivos para idosos e deficientes físicos.
Plano de Circulação
O Binário Central faz parte do Plano de Circulação, Mobilidade e Acessibilidade de Arapiraca e é composto de vias paralelas com sentidos de circulação inversos e que se correspondem através de vias coletoras.
A Avenida Rio Branco terá sentido único de circulação da Praça Marques da Silva ao Largo Amphilophilo até o bairro Cacimbas. Já a Rua Fernandes Lima terá sentido único de circulação do Largo Amphilophilo a Rua Do Comércio, na Praça Manoel André, indo até a Rua Manoel Abreu, no Parque Ceci Cunha.
Com a inversão do tráfego na região central, a SMTT, por meio dos departamentos de Trânsito (DT) e de Engenharia de Tráfego (DETRA), pretende melhorar a fluidez, o disciplinamento e a segurança do trânsito para condutores e pedestres. O projeto foi simulado em agosto do ano passado e aprovado pela população arapiraquense.
Sincronização
Os semáforos nos cruzamentos das duas vias serão sincronizados para que o tráfego mantenha fluidez e velocidade constante. O Departamento de Engenharia de Tráfego (DETRA) vai utilizar o método “Onda Verde”, mecanismo que vai favorecer tempos de ‘verde efetivo’ em todos os semáforos, garantindo fluidez no trânsito na Avenida Rio Branco e na Rua Fernandes Lima.
As mudanças também vão beneficiar a conexão entre o Centro e bairros adjacentes, além de facilitar o acesso da população ao Mercado Público Municipal e ao Hospital Regional de Arapiraca.
Com o binário, serão disponibilizados nas duas vias estacionamentos com áreas próprias para motos e automóveis, melhorando a distribuição de veículos na região central de Arapiraca.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
3NESTE SÁBADO
Três pessoas morrem carbonizadas após colisão entre carro e carreta na BR-423, em Inhapi
-
4SUSPEITO
Polícia tenta confirmar participação de vereador do MDB na morte de ‘Alan da Casal’
-
5UCRÂNIA
Zelensky admite conversas com Rússia, mas somente se Ucrânia estiver 'fortalecida' e não sozinha