Geral
Alunos de Lagoa da Canoa conhecem técnica para cultivo de hortaliças

Estudantes estiveram no Instituto Federal de Satuba, onde conheceram horta que utiliza sistema de cultivo de plantas na água; estrutura será montada em Lagoa da Canoa (Foto: Pedro Mesquita)
O município de Lagoa da Canoa é um dos que mais sofrem com a seca, e a escassez de água prejudica diretamente o plantio de hortaliças. O problema se tornou o assunto principal para 35 estudantes de uma escola pública da cidade do Agreste alagoano. Na última quarta-feira (6), eles conheceram uma horta hidropônica, que permite o cultivo de plantas na água, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Satuba.
A visita teve articulação do Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste, que é um dos 10 arranjos selecionados para participar da Pesquisa-Ação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O projeto promove uma ligação da realidade dos alunos com as disciplinas aplicadas em sala de aula e a atividade do APL, permitindo o ensino prático de matemática, biologia, entre outras matérias.
Segundo o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant’Anna, a cultura hidropônica é bastante interessante para os alunos, além de beneficiar os produtores. “Com essa visita podemos, ao mesmo tempo, abordar a questão da seca, uma solução viável para esse problema e ainda ter um espaço para o aprendizado das disciplinas regulares. Esses alunos também são filhos de agricultores, o que torna mais importante o conhecimento da técnica”, disse.
Ainda de acordo com Sant’Anna, o Ifal de Satuba foi escolhido para visita porque recentemente adquiriu a tecnologia hidropônica. “A maioria dos estudantes nunca tinha ouvido falar sobre esse tipo de sistema, então era imprescindível que eles conhecessem a técnica de perto, com a explicação de um professor especialista no tema, assim terão mais facilidade para aprender sobre o tema”, completou.
No encontro, também estiveram presentes três professores e nove alunos bolsistas da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A partir do conhecimento sobre a cultura hidropônica, os envolvidos no projeto vão montar uma estrutura na escola para produzir hortaliças, adaptando as necessidades e a realidade vivida na região.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

