Geral
Nova adutora do Agreste muda a vida de milhares de alagoanos


José Rodrigues trabalhou na obra e Genisvaldo de Almeida contou do conforto de não pegar mais água na cacimba
Mais de 400 mil alagoanos de dez municípios do Agreste terão melhor qualidade de vida a partir deste sábado (09). Inaugurado em Arapiraca pelo Governo do Estado, o novo sistema adutor da região passará a produzir 3.000 m³/h, o dobro do volume gerado anteriormente.
A obra, realizada por meio da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a CAB Águas do Agreste, teve investimento na ordem de R$ 143 milhões e foi construída por 800 trabalhadores, gerando emprego e renda na região.
Morador de Craíbas, uma das cidades beneficiadas com a adutora, o técnico em ferragem José Rodrigues da Silva foi um dos empregados temporários da obra. Junto com o filho que possui a mesma qualificação, José contribuiu para a realização da obra durante um ano e seis meses, o que garantiu o aumento da renda familiar.
“Tenho 30 anos de profissão e já trabalhei em muitas obras, mas essa é, sem dúvida, a mais importante para mim. É um grande prazer trabalhar em algo que vai trazer um grande retorno para minha família e meus vizinhos”, comemorou.
Segundo José, que divide a casa com mais 11 pessoas, a falta de água é um problema recorrente na região. A maioria dos moradores usam cisternas para armazenar a água utilizada para as diversas atividades diárias, reabastecidas de tempo em tempo em poço artesanal.
“Para não pagar pelo encanamento, muita gente até tirou as torneiras, arrancaram os canos, já que não vinha água”, lembrou. A mesma situação vive o agricultor Genisvaldo de Almeida, morador do Vale do São Vicente, em Arapiraca. “A adutora vai melhorar muito a nossa vida. Não precisaremos mais pegar água na cacimba, porque na nossa torneira vai ter água tratada a partir de hoje”, avaliou.
Com 57 km de extensão e 70mm de diâmetro, a adutora faz a captação de água bruta do Rio São Francisco, no município de Traipu, até o reservatório-pulmão localizado na Serra dos Manões, de onde segue, por gravidade, até Arapiraca, passando por Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa.
Além desses municípios, o novo sistema adutor também beneficiará Igaci, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Olho D’Água Grande e Feira Grande.
Mais lidas
-
1
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
2CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
3DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5MORTE
Quem é Massimiliano Strappetti, enfermeiro que acompanhou o papa Francisco nas últimas horas