Política
Associações destacam avanço de PEC que garante assistência a militares
As associações que representam os militares do Estado de Alagoas celebraram, durante encontro na tarde desta quinta-feira (14), o avanço no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de número 16/2014, apresentada pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), que dispõe sobre assistência à saúde e seguro de vida para os policiais de todo o Brasil, inclusive Corpo de Bombeiros.
Para o presidente da Associação das Praças da PM, cabo Washington, o estado deve garantir aos militares melhores condições de trabalho, respeitando o risco de vida que todos eles enfrentam no combate à criminalidade. Atualmente, as associações lutam pela implantação da Lei de Promoções, que recentemente foi aprovada na Assembleia Legislativa de Alagoas.
“Para muito de nós, a farda é a segunda pele. Infelizmente, o poder público não reconhece nesse serviço a importância de cada homem da Polícia Militar. A PEC traz benefícios para todos os homens que estão na corporação. Precisamos que essa proposta entre em vigor para garantir dias melhores”, destacou Washington.
O subcomandante da Polícia Militar, Luiz Carlos, também destacou a importância de melhores condições de trabalho para os policiais militares. O oficial fez questão de apontar ainda os resultados do trabalho de Collor no Senado.
“A categoria da Polícia Militar precisa de representantes no Poder Legislativo. No Senado, Collor vem apontando os problemas que enfrentamos, cobrando soluções para as nossas dificuldades”, destacou o coronel.
No encontro com os militares, o senador Fernando Collor reafirmou o compromisso que tem de lutar pelos interesses da categoria militar. O parlamentar recordou que há muito tempo vem chamando atenção de todo o Brasil para a grave situação da segurança pública de Alagoas.
“A PEC já tramitou metade do caminho no Senado e eu vou seguir lutando pela aprovação total desta matéria. Aqui em Alagoas, o governo do Estado não trata a segurança pública como deveria e os resultados desse modelo adotado são vistos, infelizmente, diariamente”, considerou o senador.
Diante dos representantes dos militares de todo o estado, Collor assegurou que vai acompanhar de perto a tramitação da Lei de Promoções, que se encontra na Procuradoria Geral do Estado (PGE). O vice-presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), Mizael Pessoa, também marcou presença no encontro.
“Ao longo de todo esse tempo, Collor sempre se colocou à disposição da classe militar. E a apresentação da PEC mostra, mais uma vez, isso. É preciso que o senador Collor permaneça em Brasília para assegurar a aprovação dessa matéria. Alagoas não pode perder a sintonia com o governo Federal”, destacou o ex-chefe do estado-maior da Polícia Militar de Alagoas e, agora, candidato a deputado federal coronel Ivon Berto (PTB).
A senadora integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Lúcia Vania (PSDB-GO), emitiu parecer favorável à PEC. Com isso, a matéria deve entrar em votação no Senado nos próximos dias.
O texto da relatora apontou a importância da PEC diante do crescimento no número de policiais mortos. Porque, destacou ela, os agentes da segurança pública acabam sacrificando a própria vida para salvar a de outros.
“Muitas vezes esses policiais morrem porque os bandidos os reconhecem na rua. A atividade dos policiais militares e civis é função essencial, da qual a sociedade brasileira não pode prescindir; a manutenção da ordem e o enfrentamento da criminalidade”, justificou a senadora no parecer.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Guardiola diz que má fase do Manchester City não é culpa de Haaland: 'É sobre nós'
-
2IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
3FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5MUNICÍPIO SEM ORÇAMENTO
Ministério Público recomenda desconto salarial a vereadores faltosos em Palmeira dos Índios