Geral

Exposição ‘Revivendo o Cinema de Maceió’ é atração nos Correios

18/08/2014
Exposição ‘Revivendo o Cinema de Maceió’ é atração nos Correios

    O Clube e Museu da 7ª Arte realiza, até o dia 29 de agosto na Agência Central dos Correios de Maceió a exposição cinematográfica “Revivendo o Cinema de Maceió”. Durante este mês, quem visitar a agência encontrará fotos, jornais, revistas e artefatos que fizeram parte da história do cinema alagoano, além de cartazes originais de clássicos como “Hércules – O desafio dos gigantes”, “Cleópatra Jones”, “D’Artagnan e os três mosqueteiros” e “Ben-Hur”. A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Exposição faz parte do acervo do alagoano José Bilú e garante uma viagem ao túnel do tempo (Fotos: Adaílson Calheiros)

Exposição faz parte do acervo do alagoano José Bilú e garante uma viagem ao túnel do tempo (Fotos: Adaílson Calheiros)

Cadeiras, letreiros, gongo e cerâmicas são objetos originais doados pelas famílias dos donos dos primeiros cinemas de Maceió e que, agora, estão sobre os cuidados do pesquisador alagoano José Bilú, que promove a exposição.
“Tenho o maior acervo de cinema de Maceió. As pessoas vêm à exposição e relembram os filmes que assistiram quando jovens, nos tradicionais cinemas de Maceió”, diz o organizador da mostra.
Os tradicionais Cines Plaza, Rex, São Luiz e Lux ficaram na lembrança dos alagoanos. “Eu sinto falta do aconchego dos antigos cinemas, onde eu marcava de encontrar com os amigos. Essa exposição é muito emocionante, pude voltar no tempo”, disse Luiz Leal, servidor público apaixonado por filmes.
A atração também conquista crianças, que ficam encantadas ao ver as histórias de filmes infantis em revistas de quadrinhos. Fabrícia Silva levou a filha, Érica, para conferir a exibição. O cartaz original do desenho animado “Festival Tom & Jerry” de 1962 logo chamou a atenção da garota. “Todos os dias antes da aula ela assiste Tom & Jerry, é o seu desenho favorito”, relata Fabrícia.