Cidades
Prefeitura de Limoeiro promove reflorestamento de áreas de Mata Atlântica e matas ciliares
A Prefeitura de Limoeiro de Anadia dá início nesta quarta-feira (20/08) ao projeto de recuperação de áreas de floresta e matas ciliares em diversos pontos da cidade. Até sexta-feira (22/08), cerca de mil alunos das Escolas Municipais Nossa Senhora da Conceição e Benício Ferreira Reis vão plantar mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em locais atingidos pela degradação, em especial aqueles banhados pelo rio Coruripe.
A ação é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Usina Seresta e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe, e tem como objetivo envolver a comunidade escolar em ações de educação e preservação ambiental na cidade.
Durante os três dias serão plantadas mais de 4 mil mudas de diferentes espécies da Mata Atlântica doadas pela Usina Seresta, a exemplo de ipê-roxo, ipê-amarelo, ipê-branco, pata-de-vaca, cacau-do-mato, além de árvores frutíferas.
Todo o processo de plantio será acompanhado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Limoeiro, por representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe e pela bióloga da Usina Seresta, Marcela Daher, que é responsável pelo viveiro de mudas da usina e coordena o projeto de reflorestamento de matas ciliares nos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica: Palmeira dos Índios, Igaci, Coité do Noia, Arapiraca, Taquarana, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Coruripe, Quebrangulo, Belém, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feliz Deserto, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Piaçabuçu e Tanque D’Arca.
As atividades começam na quarta-feira (20/08), às 9 horas, pela Barra do Tamanduá, no povoado Olho D’Água da Pedra. Importante patrimônio ecológico de Limoeiro, o espaço possui 10 hectares e abriga um rico acervo de espécies nativas de Mata Atlântica, além de mais de 10 nascentes, responsáveis pelo abastecimento de água de boa parte do município. No local serão plantadas cerca de 1.500 mudas numa área de 1 hectare.
Na quinta-feira (21/08), também às 9 horas, a comitiva se desloca para a Fazenda Gravatá, no povoado Areia Vermelha. A pedido do proprietário da fazenda, o pecuarista e veterinário Ubaldo Soutinho, a Prefeitura de Limoeiro irá viabilizar o plantio de mil mudas de árvores numa área de 1 hectare em volta da lagoa existente no local.
As atividades serão encerradas na sexta-feira (22/08), às 9 horas, na Fazenda Max Antônio, no povoado Poço da Pedra, às margens do rio Coruripe. No local serão plantadas 1.500 mudas para recomposição de 1 hectare de mata ciliar. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe, Alex Gama de Santana, também prestigiará o evento.
Segundo o secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Limoeiro, José Ferreira de Souza, durante um ano, técnicos do Comitê e da Usina Seresta irão acompanhar o desenvolvimento das árvores plantadas. Ele explica ainda que as atividades de recomposição de área degradadas serão permanentes e que qualquer pessoa interessada em realizar o plantio de mudas de árvores da Mata Atlântica em sua propriedade pode se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Limoeiro, na Rua Antônio Rodrigues, S/N, Centro, das 8h às 13 horas.
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
2GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
3SUSPEITO
Polícia tenta confirmar participação de vereador do MDB na morte de ‘Alan da Casal’
-
4EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
5EUA
Musk elogia 'senso de humor' de Zelensky por dizer que Trump não forçaria Kiev a dialogar com Moscou