Geral

Socioeducandos visitam Museu Théo Brandão e se aproximam da cultura

21/08/2014
Socioeducandos visitam Museu Théo Brandão e se aproximam da cultura

Jovens interagiram nas salas do museu, onde receberam informações sobre as peças (Foto: Assessoria Seris)

Jovens interagiram nas salas do museu, onde receberam informações sobre as peças (Foto: Assessoria Seris)

A Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase) realizou, na tarde desta quarta-feira (20), mais uma ação de reintegração social dos jovens que fazem parte do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas). Alguns socioeducandos que estão na unidade de semiliberdade visitaram o Museu Théo Brandão. O objetivo da iniciativa é aproximar os adolescentes da cultura alagoana.
Atentos às informações transmitidas enquanto percorriam as salas do museu, os jovens fizeram perguntas e interagiram. A visita foi uma proposta da equipe multidisciplinar da unidade, que busca apresentar aspectos culturais do estado para os adolescentes, além de atender às orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que determina que os socioeducandos tenham acesso ao lazer, esporte e cultura.
Segundo a assistente social da unidade, Tamyris Martins, até o fim do ano serão realizadas pelo menos uma atividade por mês com o objetivo de estabelecer direitos fundamentais dos jovens. “Muitas vezes, os socioeducandos têm difícil acesso à cultura ou lazer no local onde moram. Por conta disso, todos os meses queremos trabalhar com uma temática diferente. Queremos proporcionar lazer, mas também trabalhar a cidadania e a inclusão social dos socioeducandos”, disse.
O socioeducando R.S.B, de 18 anos, está há um mês na unidade e afirmou que foi a primeira vez em que esteve em um museu. “É muito bom poder conhecer coisas novas, ver como é a cultura de Alagoas, porque não tive muito acesso a informações desse tipo. Esse foi meu primeiro passeio desde que cheguei à unidade e pretendo participar mais vezes, porque além de me distrair, também posso ganhar conhecimento”, concluiu o jovem.