Geral

Seminário da Cultura Alagoana é realizado em Maceió

22/08/2014
Seminário da Cultura Alagoana é realizado em Maceió

    O 5º Seminário da Cultura Alagoana foi realizado na quarta-feira (20), em Maceió. O evento, promovido Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS), contou com a presença de profissionais do Turismo no 5º Seminário da Cultura Alagoana.

Keyler Simões falou sobre folguedos e danças de Alagoas (Foto: Ascom Secult)

Keyler Simões falou sobre folguedos e danças de Alagoas (Foto: Ascom Secult)

Na oportunidade, o produtor cultural, Keyler Simões, palestrou sobre as manifestações culturais do Estado. “Alagoas possui uma grande variedade de folguedos e danças. São 27 manifestações populares, sendo que 10 delas se apresentam todas as tardes dos sábados em mini palcos dispostos na orla da praia de Ponta Verde. Local acessível para os turistas prestigiarem nossa rica cultura”, destacou.
Keyler, que é integrante da Fundação Municipal de Ação Cultural, detalhou sobre as diversas manifestações culturais alagoanas. “O Mané Rosário, por exemplo, é mais antigo que o folguedo Guerreiro, possuindo 100 anos de existência e é tipicamente alagoano. O Guerreiro também é original daqui, mas é fusão do Reisado com Caboclinho, de origem estrangeira. O Fandango do Pontal da Barra também só existe aqui. Tivemos que incentivar as mulheres a participarem desse folguedo formado originalmente por homens para que ele não se acabe”, explicou Simões, acrescentando que daqui a um mês os profissionais do Turismo receberão material de divulgação sobre as festas populares do Estado.
Na ocasião, a gerente de Relacionamento do Maceió Convention, Agda Santos, lembrou do dia 22 de agosto, Dia do Folclore, aos colaboradores de hotéis, restaurantes, bares e similares. “Neste sábado, inclusive, vamos comemorar essa data com as apresentações dos folguedos na orla de Ponta Verde”, completou Keyler.
No final da palestra, o conhecido cantador de embolada Jaçanã interagiu com os participantes improvisando alguns versos de repentes. O evento conta com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura (Secult-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Associação da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Sebrae-AL, Hotel Porto da Praia, WS Tur Receptivo e Transamérica Turismo.
Artesanato e História Local será o próximo tema apresentado no dia 3 de setembro, além de visita técnica ao núcleo artesanal do bairro de Pontal da Barra. E os dois últimos módulos do seminário acontecem dia 17 de setembro e 1º de outubro,  de 14 às 17 horas, no auditório do Hotel Porto da Praia.