Cidades

Arapiraca avança para criação de Plano Municipal de Saneamento

30/08/2014
Arapiraca avança para criação de Plano Municipal de Saneamento

plano2Uma cidade que cresce como Arapiraca não pode deixar de lado o fator ambiental para que não sofra os reveses no futuro. Deste modo, a Prefeitura de Arapiraca está focada no avanço do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Na sexta-feira (29), a prefeita Célia Rocha se reuniu com membros de diversas secretariais municipais e acadêmicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para debater sobre o impacto direto que este plano trará para o município.
“É inegável que devemos ter este olhar para a sustentabilidade e bem-estar do arapiraquense. A vida dos moradores desta metrópole do futuro vai melhorar em muito no que diz respeito à qualidade de vida. E com a existência deste plano haverá condições para que possamos trazer recursos federais a partir de 2015”, diz a prefeita.
Também estavam presentes na formação do grupo de trabalho os secretários Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Ivens Barbosa, e de Iluminação e Limpeza Pública (Selip), Rita Nunes, e o subsecretário da pasta, Diogo Cajueiro, além de representantes da Procuradoria Geral do Município e secretarias de Planejamento, Obras, Educação e Assistência Social.
O professor da Ufal, Eduardo Lucena, em nome da Mais Ambiental, apresentou um projeto de trabalho que visa o que pede a lei fedetal mº 11,445/2007, dando prioridade a quatro eixos: abastecimento de água, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e manejo de águas pluviais.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Ivens Barbosa, este Plano Municipal de Saneamento Básico trará benefícios para toda a população. “Ele trata-se de um conjunto de estudos, diretrizes e metas que temos que seguir. Portanto, iremos nos reunir mais vezes para defini-lo o mais rápido possível”, comenta.
O próximo encontro deve tratar do reconhecimento territorial da cidade de Arapiraca, isto é, setorização para que se trabalhem melhor os quatro eixos destacados, a contar com a participação popular. Para saber mais sobre o plano e seu andamento, acesse o blog pmsbarapiraca.com.br.