Cidades
Prefeitura de Arapiraca realiza ação de combate ao tabagismo
A Prefeitura de Arapiraca realizou nesta segunda-feira (01), na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, a campanha de combate ao consumo de tabaco, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, na última sexta-feira, 29 de agosto.
De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema, tornando-se responsável por mais de 60% de todas as mortes no mundo.
Em uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), os profissionais do Núcleo de Atenção ao Tabagismo (Nat), Promoção da Saúde e Vigilância Sanitária (Visa) orientaram a população para os riscos e consequências ocasionados pelo cigarro.
Em Arapiraca, o 5° Centro de Saúde, localizado na rua Geraldo Barbosa, no Centro, comporta em suas instalações, grupos de apoio especializados para pessoas que desejam largar o vício do cigarro.
Segundo informou o secretário Ubiratan Pedrosa, a intenção é que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Arapiraca implantem novos grupos de apoio auxiliados pelo Núcleo de Apoio ao Tabagismo.
“Em breve atenderemos em todos os bairros da cidade. Os técnicos estão em processo de capacitação para que com isso possam atender de maneira qualificada”, disse o secretário.
O grupo tem o objetivo de auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliem a permanecer sem usar o cigarro. O apoio do medicamento, caso seja necessário, é um recurso utilizado no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os interessados em parar de fumar devem comparecer ao 5° Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube