Geral
Curso sobre direitos humanos, diversidade sexual e gênero capacita professores


Curso começou a ser formatado após reunião entre a rede estadual de ensino e a Ufal (Foto: Valdir Rocha)
Cento e vinte educadores das redes públicas estadual e municipais de Alagoas participam, nesta quarta-feira (3), da segunda etapa do curso “Educação em Direitos Humanos, Relações de Gênero e Diversidade Sexual”. O evento terá início às 9h na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), no bairro de Cruz das Almas.
Iniciado no último dia 20, o curso é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tem como objetivo aprofundar, dentro de uma base teórica e legal, a discussão sobre direitos humanos, diversidade sexual e relações de gênero no ambiente escolar.
Totalizando 90 horas, as atividades serão divididas em momentos presenciais e à distância por meio da plataforma Moodle. Nesta quarta-feira, o curso abordará a temática da diversidade sexual na escola, uma discussão que contará com a presença da professora Cláudia Maria Ribeiro, da Universidade Federal de Lavras (MG) e do educador e ativista do movimento LGBT alagoano Marcelo Nascimento. O curso terá seu último momento presencial no dia 24 de setembro, com debate sobre gênero, também faculdade Fits.
Orientações curriculares
O curso começou a ser formatado após reunião, no mês de junho, entre técnicos da rede pública estadual e da Ufal, que também contou com a presença da vice-reitora da instituição, Rachel Rocha. No encontro, discutiu-se a necessidade de se capacitar os professores da rede pública nas três temáticas.
Após a conclusão do curso, serão produzidas propostas de intervenção pedagógica relacionadas aos três temas para a escola, conforme esclarece Ademir Oliveira, diretor de Modalidades e Diversidade da Educação Básica da SEE.
“As pessoas que participarem deste curso serão responsáveis pela elaboração de um caderno de orientações pedagógicas sobre diversidade, gênero e direitos humanos. A elaboração deste documento será acompanhada por técnicos da rede estadual e da universidade e, posteriormente, será submetida ao Conselho Estadual de Educação para normatização”, explica Ademir. “Além disso, ele também será útil na discussão da Política Estadual de Educação em Direitos Humanos, processo que se encontra em fase de construção”, complementa.
Programação
A programação desta quarta-feira começa às 9h com a Mesa 1 – sobre Educação para Diversidade Sexual, com a professora Cláudia Maria Ribeiro, da Universidade Federal de Lavras (MG); e Marcelo Nascimento, ex-secretário adjunto da Educação de Maceió, educador e ativista do movimento LGBT em Alagoas. Às 11h, haverá debate sobre o tema. À tarde, às 13h, a Mesa 2 – sobre Diversidade Sexual na Educação, com a professora Cláudia Maria Ribeiro, da Universidade Federal de Lavras, de Minas Gerais: e professora Eliene Estácio, da Rede Pública Estadual. Às 16h haverá debate sobre o tema.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda