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Farmácia normaliza estoque para atender a dois mil pacientes com asma

12/09/2014
Farmácia normaliza estoque para atender a dois mil pacientes com asma

Estoque do remédio alenia já está abastecido a partir desta sexta-feira e à disposição dos dois mil alagoanos que sofrem com asma (Foto: Olival Santos)

Estoque do remédio alenia já está abastecido a partir desta sexta-feira e à disposição dos dois mil alagoanos que sofrem com asma (Foto: Olival Santos)30

O Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf) – antiga Farmácia de Medicamentos Excepcionais de Alagoas (Farmex) – recebeu nesta quinta-feira (11) um carregamento com mais 5.324 caixas do medicamento alenia. Com isso, a partir desta sexta-feira (12), será retomada a entrega do remédio para os dois mil alagoanos que sofrem com asma e estão cadastrados no sistema de dispensação da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF).
A entrega do alenia atenderá a cronograma estabelecido pela Ceaf, como o objetivo de agilizar e dispensação do medicamento. Para isso, técnicos da DAF já estão contatando os usuários e agendando o recebimento da medicação, que na semana passada já foi entregue a 400 pacientes contemplados na primeira remessa enviada pela fabricante.
“Nosso estoque está abastecido com o alenia até o final do ano e retomaremos a entrega aos pacientes ainda nesta sexta-feira. É necessário ressaltar, no entanto, que os usuários do medicamento só devem comparecer à Ceaf depois de serem contatados e tiverem o dia de entrega agendado, evitando tumultos e assegurando uma entrega humanizada”, explicou a diretora estadual de assistência farmacêutica, Erivanda Meireles.
A gestora da DAF explicou que a demora na entrega do medicamento ocorreu devido a um problema com a empresa que vendeu o produto para a Ceaf. Isso porque, o processo referente à compra da medicação foi empenhado no último dia 20 de julho e, segundo a legislação que rege as licitações, a empresa teria 30 dias para entregar o medicamento, o que deveria ter ocorrido até o final de agosto.
“Além de cobrarmos diariamente a entrega do medicamento, notificamos a empresa por meio de nossa assessoria jurídica. Lamentamos o contratempo causado aos nossos usuários, mas, ressaltamos que todos os trâmites legais para a aquisição do medicamento foram realizados nos prazos legais e destacamos que o processo de compra foi realizado dentro da legalidade”, assegurou Erivanda Meireles.