Geral

Desfile Cívico no Rei Pelé terá esquema especial de trânsito e policiamento

12/09/2014
Desfile Cívico no Rei Pelé terá esquema especial de trânsito e policiamento

Desfile acontece no próximo dia 16, no Estádio Rei Pelé, a partir das 15h, com acesso livre à população a partir das 13h (Fotos: Valdir Rocha)

Desfile acontece no próximo dia 16, no Estádio Rei Pelé, a partir das 15h, com acesso livre à população a partir das 13h (Fotos: Valdir Rocha)

  Um esquema especial de policiamento e trânsito está sendo montado para o Desfile Cívico em comemoração à Emancipação Política de Alagoas, que acontecerá na próxima terça-feira, 16 de setembro. Segundo o tenente Thiago Cardoso, da assessoria de comunicação da Polícia Militar de Alagoas, 175 policiais militares vão trabalhar na segurança do evento e no monitoramento do trânsito nas imediações do Estádio Rei Pelé, no Trapiche da Barra, onde acontecerá o desfile.
“O policiamento do desfile deve funcionar praticamente da mesma maneira que funciona o esquema de policiamento nos dias de jogos decisivos no Estádio Rei Pelé”, afirmou o tenente Cardoso. “Algumas ruas do Trapiche deverão ser parcialmente interditadas, a exemplo da Avenida Siqueira Campos, cujo trecho em frente ao estádio deverá ter acesso livre apenas para ambulâncias, viaturas, veículos credenciados e ônibus escolares”, acrescentou o militar.
Dos 175 policiais militares convocados para trabalhar durante o desfile cívico da Emancipação Política de Alagoas, 114 farão o policiamento a pé, 49 circularão em viaturas e 12 estarão montados a cavalo. Este contingente faz parte do 1º Batalhão da PM, da Cavalaria, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Trânsito (BPTran). O trabalho começa no final da manhã e termina no início da noite do feriado de 16 de setembro.
Além do BPTran, o monitoramento do trânsito durante o desfile terá a participação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT). De acordo com Carlos Moura, da assessoria da SMTT, o esquema especial está em fase de conclusão e deve ser divulgado à imprensa até a próxima segunda-feira (15). “A rigor, o esquema deve ser o mesmo adotado durante as partidas de futebol no Estádio Rei Pelé. Não deve haver nenhuma novidade”, adiantou.

 Atrações – A Polícia Militar participa do desfile com sua banda de música e com os alunos do Colégio Tiradentes. Entre as atrações do evento, destaque para as apresentações das bandas fanfarras das escolas estaduais da capital e do interior. Ao todo, cerca de 24 fanfarras participarão do desfile deste ano no Rei Pelé. A festa será iniciada com a apresentação dos músicos da Filarmônica Santa Cecília, da cidade de Marechal Deodoro.
Organizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o desfile cívico terá como tema “Alagoas: Educação para a Paz – Arte, Cultura e Esporte”. Cerca de 4 mil pessoas deverão participar, distribuídas em 25 pelotões. O evento, que presta homenagem aos 197 anos de emancipação política de Alagoas, será realizado no próximo dia 16, no Estádio Rei Pelé, a partir das 15h, com acesso livre à população a partir das 13h.