Geral
Município de Feliz Deserto recebe caminhão do artesanato
Nos dias 21 e 22 de setembro, a população de Feliz Deserto e de municípios vizinhos puderam conhecer um pouco mais da riqueza do artesanato de Alagoas. Durante o tradicional Festival do Massunim, o caminhão Alagoas à Mão Itinerante levou o trabalho de diversos artesãos para a cidade. A iniciativa ajuda a colocar os artesanatos locais em evidência, além de facilitar o acesso às peças produzidas pelos alagoanos, fortalecendo a cadeia produtiva do Estado.
Mais de 160 artesãos foram beneficiados com a ação. O veículo levou ao município produtos de fibra da taboa, a renda tenerife, os bordados de filé, as conhecidas sandálias xô boi, os sabonetes de leite de cabra, esculturas recicláveis e algumas bijuterias. Entre os municípios representados estão Batalha, Maceió, Limoeiro de Anadia, Coruripe, Feliz Deserto, União dos Palmares, Maravilha e Boca da Mata.
Para a diretora de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Dyslene Teles, a população se mostrou bastante interessada nos produtos expostos. “Os moradores da região e os turistas ficaram encantados com os produtos, o caminhão e a iniciativa do Governo de Alagoas. A expectativa é que, com a continuidade dessas ações, os produtos sejam cada vez mais comercializados e, assim, mais conhecidos”, comenta a coordenadora.
O caminhão-loja e o caminhão baú, destinado ao transporte das peças artesanais a feiras e eventos, foram adquiridos em junho deste ano em uma ação conjunta da Seplande, por meio do programa Alagoas Tem Pressa, com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Para a compra dos veículos, foi necessário um investimento de, aproximadamente, R$ 345 mil, derivados do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste).
Mais lidas
-
1JUSTIÇA CÉLERE
Juiz nega intervenção administrativa e suspensão de recursos ao CSE
-
2LOTERIA
Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões
-
3ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
4A REVANCHE
CSE sob ameaça de intervenção: advogado entra com pedido de administração judicial e suspensão de recursos públicos e privados ao clube
-
5ADVOCACIA NO INTERIOR
Marianne Garrote é eleita presidente da subseção da OAB em Palmeira dos Índios