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SEE discute novo Referencial Curricular com técnicos das CREs
As gerências de organização do currículo e de apoio à formação continuada reuniram-se, nos dias 25 e 26, no auditório da escola estadual Correia Titara, no Cepa, com coordenadores regionais, técnicos pedagógicos, técnicos de desenvolvimento de gestão e inspetores das quinze Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), com o objetivo de instrumentalizar as equipes pedagógicas das regionais acerca do novo Referencial Curricular da Educação Básica.
A ação faz parte da primeira etapa para implementação do novo Referencial, contemplando, dentre outros, o estudo dos cadernos, a reformulação dos projetos político pedagógicos (PPP) e o regimentos das unidades escolares.
Esta etapa de formação será encerrada apenas no próximo mês, quando os conteúdos estudados serão repassados aos coordenadores pedagógicos das escolas.
Para as gerentes de apoio à formação continuada e de organização do currículo, Rossane Rommy e Maria Vilma da Silva, respectivamente, o principal desafio nesse processo de implementação é fazer com que a escola compreenda a importância do referencial curricular, por meio do projeto político pedagógico. O PPP deve funcionar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática, com vistas à melhoria do ensino e aprendizagem, resultando assim na melhoria dos seus indicadores e, consequentemente, dos indicadores de toda rede estadual.
Elas também informaram que a implementação do novo referencial se dará em três etapas e se estenderá até o início de 2015. Esta primeira, que foi iniciada no último dia 9 e vai até dia 22, para formação geral da equipe técnica; a segunda, prevista para o mês de novembro, contemplando os professores da rede; e a terceira, no início do ano letivo, com o acompanhamento e monitoramento junto às coordenadorias e unidades escolares, do processo efetivo de implementação nas escolas.
O Novo Referencial Curricular, que foi lançado em agosto deste ano, trará orientações para as escolas da rede estadual e municipais acerca das práticas pedagógicas nas três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
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