Política
Renan Filho é eleito novo governador de Alagoas
Seguindo a tendência das pesquisas eleitorais, Renan Filho (PMDB) foi eleito governador de Alagoas no primeiro turno com mais de 95%¨das urnas apuradas em Alagoas.
Na disputa ao governo, o candidato Benedito de Lira (PP) foi o segundo colocado, mas, pela falta de um terceiro candidato que desse equilíbrio à campanha no estado, o segundo turno não aconteceu. Julio Cezar, do PSDB, ficou em terceiro na contagem dos votos válidos, seguido dos candidatos Mário Agra (PSOL), Joathas Albuquerque (PTC), Golbery Lessa (PCB), Coronel Goulart (PEN) e Luciano Balbino (PTN).
Renan Filho liderou todas as intenções de voto desde quando o nome dele estava sendo cogitado pelo grupo político que ele fazia parte. Quando a campanha começou, as três pesquisas Ibope, contratada pela TV Gazeta, apontavam a dianteira do candidato peemedebista. O senador Benedito de Lira sempre ficou em segundo lugar.
Na última quinta-feira, no último levantamento do instituto em Alagoas, Renan Filho tinha 46% das intenções de voto, 15 pontos a mais que o segundo colocado, Benedito de Lira (PP), que aparecia com 31%. Considerando apenas os votos válidos, Renan Filho tinha com 54%, Benedito de Lira tem 37%, Júlio Cezar aparece com 3%, Coronel Goulart e Mário Agra tem 2% cada um, contra 1% de Golbery Lessa e 1% de Joathas Albuquerque.
Pela manhã, Renan Filho votou no Colégio COC, no bairro de Ponta Verde, e estava acompanhado da esposa e do filho. Ele já se dizia confiante na vitória e repetiu que estava preparado para encarar o desafio de ser governador de Alagoas. Em entrevista à imprensa, o então candidato destacou que fez uma campanha limpa e propositiva. Ressaltou que discutiu os principais problemas do estado e propôs algumas soluções novas para velhos problemas.
QUEM É RENAN FILHO
José Renan Vasconcelos Calheiros Filho nasceu em Murici, no dia 8 de outubro de 1979 (34 anos). Filho do atual presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), ele foi eleito prefeito do município de Murici, em 2004, sendo reeleito em 2008. Nas eleições de 2010, foi eleito deputado federal mais votado de Alagoas.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5
Santana do Ipanema em festa

