Brasil
Pesquisa Ibope aponta Dilma com 54% e Aécio com 46% dos votos válidos
O resultado da Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23), aponta Dilma Rousseff (PT) com 54% e Aécio Neves (PSDB) com 46%, de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República. Levantamento com 3.010 eleitores foi feito entre os dias 20 e 22.
O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição onde, para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.
No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01168/2014.
Rejeição
O Ibope perguntou, independentemente da intenção de voto, em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. E de acordo com os números Aécio teria 42% de rejeição, enquanto Dilma – 36%.
Expectativa de vitória
O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo presidente da República, independentemente da intenção de voto. Para 51%, Dilma sairá vitoriosa; 38% acreditam que Aécio ganhará; 10% não sabem ou não responderam. No primeiro turno, Dilma teve 41,59% dos votos válidos e Aécio, 33,55%.
Fonte: Redação com gazetaweb.com
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2FUTEBOL
Fortaleza contrata polivalente colombiano Dylan Borrero, com passagem vitoriosa no Atlético-MG
-
3MACEIÓ
Prefeitura de Maceió amplia quadro de servidores e valoriza profissionais da Educação
-
4FATALIDADE
Corpo de médica alagoana, morta em incêndio na Tailândia, ainda não foi liberado para voltar ao Brasil
-
5FEMINICÍDIO
Adolescente filha de radialista é assassinada em Maravilha