Geral
Defesa Social viabiliza simulador de tiros para polícias Civil e Militar

A Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL) viabilizou dois stands de tiros virtuais (simuladores) que serão utilizados por 1.200 polícias civis e militares. Os equipamentos deverão entrar em funcionamento até o final deste ano, na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no Trapiche da Barra, e na sede da delegacia geral da Polícia Civil, em Jacarecica.
Os simuladores de tiro foram adquiridos com recursos do Proinvest/Finisa, através do contrato 023/2014, publicado no Diário Oficial do Estado em 26 de junho deste ano. Ao todo, foram investidos R$ 1.4 milhões para aquisição dos equipamentos, que vão ajudar no treinamento dos policiais, oferecendo mais segurança e eficiência no manuseio das armas.
Consequentemente, a sociedade será contemplada com profissionais mais treinados para combater a criminalidade em Alagoas. Vale salientar que, além da qualificação adquirida com treinamento moderno, os polícias que utilizarão os simuladores serão avaliados tecnicamente e psicologicamente para situações do cotidiano operacional.
As primeiras atividades nos stands de tiro serão conduzidas durante um curso voltado para os policiais que já são instrutores de tiros. Eles serão capacitados para atuar como agentes multiplicadores do ensino e técnicas de manuseio para a tropa. A seleção dos multiplicadores ficará a cargo de cada força policial.
Os armamentos dos stands estão sendo enviados para calibragem na sede da empresa em Curitiba, no Paraná. Já as salas onde os equipamentos funcionarão estão praticamente prontas, restando apenas instalar os equipamentos. A execução será regulamentada posteriormente pelas chefias dos órgãos beneficiados (PM e PC) seguindo diretrizes da Seds.
De acordo com o secretário de Defesa Social de Alagoas, Diógenes Tenório, os simuladores são fundamentais para preparação técnica das forças de segurança. “Passamos da época em que a polícia desempenhava seu trabalho sem logística para o enfrentamento do crime. O simulador de tiros permite que haja uma situação paralela de aprendizagem, da técnica de utilização das armas”, comentou.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem
-
2EXCLUSIVO
Imagens mais nítidas mostram perseguição policial a menor morto em Palmeira dos Índios; veja aqui
-
3COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
4CASO GABRIEL LINCOLN
Familiares do jovem morto em Palmeira dos Índios se reúnem com a SSP nesta terça-feira
-
5SEGURANÇA
Secretário de Segurança e Comandante da PM recebem familiares do jovem Gabriel Lincoln