Geral
BPA acompanha fiscalização em áreas de exploração mineral

Durante a manhã desta quarta-feira (5), integrantes do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI) realizaram fiscalização em quatro áreas de exploração de minério, localizadas no município de Girau do Ponciano. O trabalho foi acompanhado por uma guarnição do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que constatou os sinais de escavação e a degradação do solo, que já apresenta um processo erosivo avançado dando início às voçorocas, como explicou o analista ambiental Alberto Santana.
“Aqui é uma área de preservação permanente, onde não houve a revegetação, ou seja, a recomposição da flora, causando o surgimento dessas crateras profundas que são as voçorocas”, explicou Santana ao referir-se à primeira área encontrada, que já foi notificada pelo IMA. No local também havia entulho de lixo.
No deslocamento para outro ponto de fiscalização, policiais do BPA juntamente com o técnico do IMA abordaram um caminhão com carregamento de areia, mas o condutor apresentou documentação que atestava autorização.
Mais na frente, já próximo de um povoado de Girau do Ponciano, houve um flagrante de extração de areia sem licença ambiental, que estava ocorrendo no terreno de onde havia saído o caminhão abordado anteriormente. O Ima determinou a paralização da atividade feita de forma irregular. Conforme Santana, a citada área trata-se de uma nascente, o que deveria inviabilizar autorização para exploração.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5SEGUNDO JORNAL
Preso em Maceió, Collor ganha sala da diretoria como cela