Brasil
MEC reforça recomendações para candidatos ao Enem 2014
A fim de esclarecer dados e informações sobre a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro Henrique Paim concedeu, nesta sexta-feira (7), uma entrevista coletiva sobre o tema. O Enem 2014 será aplicado a partir das 13h, horário oficial de Brasília, dos dias 8 e 9 de novembro, em 1.752 cidades dos 26 estados e Distrito Federal.
Entre os temas destacados, o ministro reafirmou a importância do Enem para o acesso à educação superior, bem como a universalização ao ensino técnico. “Essa realidade fez com que o exame apresentasse um crescimento importante. Ao mesmo tempo, reforça a responsabilidade do MEC e do Inep de garantirem aos estudantes segurança e estabilidade durante as provas”.
Henrique Paim também enfatizou a organização e a preparação conjunta que possibilitaram fornecer aos candidatos atendimento específico e especializado. “[Além disso], é importante destacar que municípios e parceiros também garantem infraestrutura e locais de prova adequados”.
Para a edição 2014 recomendou que o estudante esteja atento principalmente à questão do horário de cada localidade e documentos necessários: “Todos esses detalhes vão garantir que tenhamos uma boa prova”, afirma. Os alunos faltantes da edição passada receberam mensagens no MEC lembrando que a aplicação do exame será neste fim de semana.
Outra questão reforçada na fala do ministro diz respeito às medidas de segurança que combaterão qualquer tipo de ato fraudulento. “É preciso garantir isonomia, por isso trabalhamos com certo rigor”. Por isso, quem tirar selfie durante a prova será eliminado do exame. Na última edição do exame, 47 candidatos foram eliminados por usar o aparelho.
Recomendações
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, presente na coletiva, também descreveu e elencou diversos procedimentos importantes para a realização do exame.
Confira abaixo alguns tópicos destacados:
Horário de prova
Nos dois dias de prova – sábado (8) e domingo (9) – os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília. Confira o horário de aplicação em cada estado.
No primeiro dia, será aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. A prova vai durar 4h30. Já no segundo dia, os alunos responderão, em 5h30, questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática, além da redação.
O que levar
Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A caneta de cor preta é obrigatória para o exame, pois o uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.
Além disso, o participante deverá ter em mãos documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e alimentos (barra de cereal, água, suco, chocolate, bolachas, entre outros alimentos de fácil consumo). Não há código de vestimenta. Recomenda-se o uso de roupas leves.
Vale ressaltar a obrigatoriedade de portar durante a realização da prova, o cartão de confirmação. “Todos alunos receberão o documento e puderam baixar pelo site do Inep”, afirma Chico Soares.
Materiais não permitidos
Ao entrar na sala, o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta-objetos com lacre, para que os objetos e demais materiais proibidos sejam guardados.
O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.
Eliminação do candidato
Na página especial do Inep para o Enem, há uma série de observações sobre atitudes proibidas durante a realização da prova. Uma delas é realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.
Além disso, há materiais proibidos que podem eliminar o participante do Enem, são eles: portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, por exemplo:
Máquinas calculadoras;
Agendas eletrônicas ou similares;
Telefones celulares;
Smartphones;
Tablets;
Ipods;
Pen drives;
Mp3 ou similar;
Gravadores;
Relógios;
Alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor;
Gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Também é proibido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); portar armas de qualquer espécie, mesmo que o participante possua autorização; ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início da aplicação e receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.
Fique atento
É responsabilidade do participante ler e conferir os dados registrados nos cartões de resposta, bem como nas folhas de rascunho, redação, além de conferir se todo o caderno de prova está completo.
Edital
O edital contém todas as regras e recomendações. Entre elas, é proibido fazer consulta ou comunicação com outro participante durante a prova. Também é critério de eliminação receber do aplicador qualquer conteúdo ou informação pertinente à prova.
Saída das provas
O candidato está autorizado a sair somente duas horas após o início do exame. O participante que queira levar o caderno deve esperar 30 minutos antes da finalização do horário de prova.
Números finais
Durante a coletiva também foram divulgados os últimos números oficiais do Exame. Segundo Chico Soares existem 916.617 colaboradores envolvidos. Ao todo serão 1.752 municípios participantes e 17.367 locais de aplicação e mais de 242 mil salas de estudo preparadas para o exame.
Do total de 8.721.946 milhões de inscritos, 93.843 solicitaram atendimento específico nesta edição. Destaque para 9.258 mil gestantes inscritas, além dos 13.870 lactantes e 69.392 mil sabatistas.
Em relação ao atendimento especializado foram solicitados 57.800 pedidos, além de 95 requerimentos para uso de nome social.
Além disso, são mais de 13.750 rotas de distribuição de provas e 74.315 unidades de malotes de prova.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2MACEIÓ
Prefeitura de Maceió amplia quadro de servidores e valoriza profissionais da Educação
-
3FUTEBOL
Fortaleza contrata polivalente colombiano Dylan Borrero, com passagem vitoriosa no Atlético-MG
-
4ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
5AGRESSÃO
Mulher é atacada a golpes de facão por ex-companheiro em Palmeira dos Índios