Geral
Feira da Agricultura Familiar movimenta produtores em Porto Calvo

A comunidade de Porto Calvo atendeu ao chamado dos 50 agricultores familiares da região Norte do Estado, que participam de mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar do Litoral Norte, promovida pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), em parceria com a Secretária Municipal de Agricultura de Porto Calvo. Realizada durante dois dias, a feira se encerra nesta quinta (13) oferecendo frutas, raízes e hortaliças entre outros produtos cultivados de forma agroecológica. A comercialização acontece no Centro da cidade de Porto Calvo.
A feira não traz bons frutos apenas aos consumidores. Os agricultores familiares da região, muitos deles tendo pela primeira vez a oportunidade de ofertar a sua produção em uma feira na cidade, também comemoram a iniciativa. É o caso de Elizabeth Maria da Silva, moradora do acampamento Jubileu, em São Miguel dos Milagres. “A realização de uma feira como essa estimula a gente a produzir mais, além daquele tanto que a gente já tem certo pra vender. Dá gosto de vir”, afirma a produtora. Segundo a camponesa, esse lucro extra vai ajudar no sustento da família e também na preparação para o natal com os filhos e netos, que vivem da produção rural.
Situação similar é a de Ivaldo Luiz de Souza, agricultor de Campestre e que também vende em Porto Calvo pela primeira vez. Na sua banca, muitas bananas compridas, inhames e macaxeiras. Duas bancas depois, a de sua esposa, que vendia maracujás, graviolas e cocos. Ivaldo conta com orgulho que sempre foi produtor rural e que a família toda pretende continuar vivendo da terra. “São 13 filhos e todos eles na lida com a terra. A gente vive da terra e os filhos também”, confidencia o produtor, que acaba de ser avô mais uma vez.
Para Alex Amaral, gerente regional da Emater/AL no Litoral Norte, “A realização de feiras como estas é essencial para fortalecer a economia local e a autonomia do homem do campo. E a feira está um sucesso. Muita variedade de alimentos e produtores animados. Nossa proposta é realizar a próxima edição em outro município da região logo no inicio de 2015″, adiantou Alex Amaral.
Essa opinião é compartilhada pelo secretário Municipal de Agricultura de Porto Calvo, José Bernardo. “A parceria que fizemos com a Emater é extremamente importante para a cidade e a realização de feiras como esta deve se repetir, pois nestas feiras o capital que circula vai sendo reinvestido localmente, ao contrário do que acontece em outras feiras da cidade, onde boa parte dos comerciantes é de Pernambuco. Nessa feira o lucro gerado vai permanecer em nosso Estado e circular nessa região, fortalecendo o comércio e a economia local”, enfatizou o secretário.
A feira reúne agricultores de sete municípios da região: Porto Calvo, Campestre, Jacuípe, Maragogi, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição
-
2NESTE SÁBADO
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão em Maceió
-
3INTERNAÇÃO
Bolsonaro pode ter alta hospitalar neste domingo
-
4ESCOLHA
Cardeais esperam que conclave para eleger próximo papa seja rápido
-
5
Para 2026, vem aí um ‘novo Arthur Lira’ como candidato ao Senado Federal